O Partido Socialista (PS) recordou, esta quinta-feira, Mário Soares, no dia em que o antigo Presidente da República celebraria 99 anos. Numa nota, publicada nas redes sociais, o partido frisou que "encontra na sua matriz fundadora e no exemplo de Mário Soares uma inspiração fundamental".
"No dia em que assinalamos 99 anos desde o nascimento de Mário Soares, relembramos a vida e o legado desta personalidade da nossa democracia e da história do Partido Socialista", lê-se na nota publicada na rede social X (antigo Twitter).
Mário Soares foi descrito pelo PS como "muito mais do que um líder político ou partidário", que se tornou numa "referência indissociável das mais importantes conquistas que hoje nos definem enquanto país" pelo seu "comprometimento desde jovem com uma intervenção cívica de combate à ditadura e ao totalitarismo, pela dedicação à causa pública que o notabilizou enquanto governante, pela enorme capacidade de mobilização junto de todos os Portugueses, e pela visão europeísta que tanto mundo e tanto progresso nos garantiu".
Mário Soares foi muito mais do que um líder político ou partidário. Pelo seu comprometimento desde jovem com uma intervenção cívica de combate à ditadura e ao totalitarismo, pela dedicação à causa pública que o notabilizou enquanto governante, pela enorme capacidade de… pic.twitter.com/90sGyB31VX
— psocialista (@psocialista) December 7, 2023
"Hoje e sempre, o Partido Socialista encontra na sua matriz fundadora e no exemplo de Mário Soares uma inspiração fundamental para continuar a lutar por um País mais justo e mais próspero", frisam.
Mário Soares, que morreu em 2017, aos 92 anos, combateu a ditadura e foi fundador do PS. Desempenhou também os mais altos cargos no país: primeiro-ministro e Presidente da República.
Leia Também: 'Portugal Amordaçado' relançado no dia em que Mário Soares faria 99 anos