O dirigente socialista Álvaro Beleza comentou, na quarta-feira, os resultados da auditoria que deu conta que a primeira consulta para as gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital de Santa Maria com um medicamento raro, foi pedida pela secretaria de Estado da Saúde, destacando que "tentar crucificar Lacerda Sales como o único culpado disto tudo não faz sentido".
"A verdade é como o azeite: virá ao de cima. (....) Nenhum secretário de Estado marca consulta, isso é óbvio, quem marca são os médicos", frisou, em comentário na CNN Portugal.
Segundo Álvaro Beleza, "há aqui várias coisas". "Primeiro, como é que elas tiveram nacionalidade portuguesa tão depressa. Depois, pedidos de consultas a doentes, isso há todos os dias e em todo o lado. E fazer consulta não quer dizer depois aplicar o tratamento com os medicamentos caríssimos como era o caso. São coisas diferentes", frisou.
"É preciso saber se a decisão foi clínica, se o critério foi só aquele ou se houve alguma pressão - eu acho que não houve, eu confio nos médicos. O grave aqui é se aqueles doentes tiveram um tratamento que prejudicou outros - que outras crianças não tivessem levado o medicamento portuguesas ou outras", acrescentou ainda.
No entanto, relembrou que o Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai apresentar as suas conclusões do relatório em breve, o que esclarecerá.
Recorde-se que Ana Paula Martins, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, anunciou que a auditoria realizada ao caso das gémeas luso-brasileiras, tratadas no Santa Maria com um medicamento raro, está concluída e já foi enviada às autoridades competentes.
A responsável revelou ainda que os resultados do relatório vão ser divulgados em breve, mas adiantou que a primeira consulta para as irmãs gémeas foi pedida pela secretaria de Estado.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, voltou a garantir que não marcou qualquer consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as gémeas luso-brasileiras que receberam tratamento no hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Leia Também: Gémeas? "Não marquei qualquer consulta no SNS", reitera Lacerda Sales