O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, recorreu, este sábado, às redes sociais, para reagir ao financiamento português destinado à reabilitação e apetrechamento da Fortaleza de São Francisco do Penedo, em Luanda, Angola.
"Portugal, país riquíssimo, vai doar 34 milhões de euros a Angola, país pobre e sem recursos, pois claro, para financiar um museu da Libertação. A guerra, já agora, também vitimou milhares de portugueses", começou por escrever na rede social X (antigo Twitter).
Criticando um Partido Socialista "sem critério, nem noção", o centrista questionou ainda como a utilização desses milhões de euros poderia ter impacto em Portugal.
"Com 34 milhões de euros, quantos médicos ou professores se contratavam, quantas casas se reabilitavam, quantos edifícios históricos degradados, escolas ou hospitais se recuperavam em Portugal?", apontou, rematando: "Portugal tem mesmo de mudar de vida".
Portugal, país riquíssimo, vai doar 34 milhões de euros a Angola, país pobre e sem recursos, pois claro, para financiar um museu da Libertação. A guerra, já agora, também vitimou milhares de portugueses. 1/2 pic.twitter.com/iZcyiDrlwJ
— Nuno Melo (@NunoMeloCDS) December 30, 2023
O anúncio deste financiamento, no valor de 34 milhões de euros, foi anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a 10 de dezembro.
"A sua conversão no Museu de Libertação Nacional para nós tem um significado muito especial, porque acontece precisamente à beira de se iniciar o ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril e um ano antes de se iniciar a celebração do aniversário dos 50 anos da independência de Angola", disse o chefe da diplomacia portuguesa, no final da assinatura do acordo.
Leia Também: Portugal vai apoiar Angola para reabilitar Fortaleza São Francisco do Penedo