Montenegro fora de debate? "Falta de respeito para com os eleitores"
Rui Tavares dirigiu-se diretamente ao líder do PSD para se pronunciar sobre a sua ausência no frente a frente que os deveria juntar, a 17 de fevereiro.
© Rita Franca/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Política Livre
O líder do Livre, Rui Tavares, pronunciou-se, esta quarta-feira, sobre a ausência do presidente do Partido Social Democrata (PSD) e líder da coligação Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, nos frente a frente com o seu partido e com a CDU, falando numa "falta de respeito para com os eleitores".
Esta posição foi partilhada por Rui Tavares através de uma publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"Caro Luís Montenegro, não quero acreditar que falte a um compromisso que todos assumimos previamente, e que é acima de tudo com os nossos concidadãos. É uma falta de respeito para com os eleitores que querem ser esclarecidos. Eu não falharei a este debate", escreveu.
De notar que o o Diário de Notícias avançou, na tarde de hoje, que o PSD pretende que Luís Montenegro seja substituído por Nuno Melo nos debates com a CDU e com o Livre (agendados para 10 e 17 de fevereiro, respetivamente).
Caro @LMontenegroPSD, não quero acreditar que falte a um compromisso que todos assumimos previamente, e que é acima de tudo com os nossos concidadãos. É uma falta de respeito para com os eleitores que querem ser esclarecidos. Eu não falharei a este debate. https://t.co/RA132Yyjm4
— rui tavares (@ruitavares) February 7, 2024
A AD (que junta PSD, CDS-PP e PPM) pronunciou-se e declarou que a coligação e o seu líder "não têm medo de debater com ninguém", defendendo que a ausência de Luís Montenegro nos referidos debate já tinha sido previamente acertada.
"A Aliança Democrática e o seu líder não têm medo de debater com ninguém", declarou fonte da campanha da AD numa nota de esclarecimento enviada ao Notícias ao Minuto. "Por isso, não recusaram nenhum dos debates propostos. Nem na Televisão nem na Rádio", acrescenta, numa referência ao facto de o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, ter recusado um segundo frente a frente com Luís Montenegro nas rádios, além do debate televisivo já marcado para dia 19.
Segundo a mesma fonte, já tinha sido comunicada a ausência de Luís Montenegro nos referidos debates, tendo sido "acertado desde a primeira conversa com o representantes do Canais de Televisão" que o presidente do CDS, Nuno Melo, participaria em sua representação.
Ainda antes de AD emitir este esclarecimento, também o PCP tinha acusado Luís Montenegro de querer "fugir ao debate" com Paulo Raimundo.
Leia Também: AD "não tem medo de debater". Ausência de Montenegro tinha sido acertada
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com