"Intolerável e condenação total. Quero aqui manifestar a minha solidariedade ao líder do PSD, Luís Montenegro", afirmou Rui Rocha à margem de uma visita à União das Misericórdias, em Lisboa.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, foi hoje atingido com tinta verde por um jovem à entrada da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde se deslocou em campanha eleitoral.
O dirigente liberal frisou que todas as intenções, consequências e práticas que tenham como objetivo limitar e por em causa a democracia merecem a sua "total condenação".
Além disso, Rui Rocha frisou não ser aceitável que estes atos se estejam a repetir.
"Alerto que além destes atos há outras coisas a acontecer na democracia portuguesa que põem causa as instituições, que põem em causa a credibilidade até de quem pratica estes atos, diminuindo qualquer legitimidade que tivessem relativamente às ideias que defendem", afirmou.
O jovem que atingiu Luís Montenegro foi imediatamente afastado por um agente da PSP e o líder da AD reagiu com humor, dizendo: "Estou preparado para tudo".
Já o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, parceiro de coligação do PSD nas listas da AD, que acompanhava Luís Montenegro na visita, considerou tratar-se de um "ato cobarde e infantil".
Os ativistas do movimento Fim ao Fóssil reivindicaram entretanto a ação em comunicado, argumentando que "nenhum partido tem um plano adequado à realidade climática".
Leia Também: AO MINUTO: Montenegro atingido com tinta verde. "Pontaria não lhe faltou"