Numa altura em que faltam atribuir quatro mandatos – provenientes dos votos dos portugueses que estão 'lá fora' –, esta semana começa com uma certeza: o país virou à Direita, depois de dois anos de uma maioria absoluta socialista.
De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a Aliança Democrática venceu a corrida eleitoral com 29,49% dos votos e 79 mandatos.
Já o Partido Socialista conseguiu 1.757.879 dos votos (28,66%), o que resulta, até agora, em 76 assentos parlamentares.
Logo a seguir o Chega reforça a sua posição como 3.ª força política, conseguindo eleger 48 deputados – e ultrapassando um milhão de votos, uma marca que até hoje só tinha sido conseguida à Direita pelo PSD. Nas últimas eleições, o Chega tinha 12 deputados.
A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda conseguiram manter o número de deputados, oito e cinco, respetivamente, com uma percentagem de 5,08% e 4,46%. Os liberais conseguiram arrecadou 312 mil votos o Bloco 274 mil votos.
Já a CDU (PCP-PEV) elegeu quatro deputados, com cerca de 203 mil votos.
O Livre conseguiu quase 200 mil votos, conseguindo eleger quatro deputados, e passando assim de um deputado único a um grupo parlamentar.
Por fim, o PAN mantém-se com uma deputada, depois de conseguir quase 119 mil votos.
Veja as imagens dos partidos na noite eleitoral na galeria acima.
Leia Também: Chega quadruplica mandatos e ultrapassa um milhão de votos