"Esperamos que Luís Montenegro consiga transformar este Governo minoritário numa maioria dialogante, porque a democracia só terá a ganhar com isso", defendeu Inês Sousa Real, à saída da tomada de posse do XXIV Governo, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, cerimónia que decorreu em Lisboa.
A líder do PAN pediu ao novo primeiro-ministro que crie "pontes de diálogo com uma maioria parlamentar democrática", sugerindo que estas podem passar já por conversas sobre o programa de Governo antes do seu debate na Assembleia da República nos dias 11 e 12 de abril.
A deputada única pediu ainda ao líder social-democrata "mais rasgo e mais ambição em matérias estruturais e nas reformas que o país precisa".
No que toca à corrupção, um dos temas abordados pelo primeiro-ministro no seu discurso de tomada de posse, Sousa Real salientou que o PAN conseguiu ver aprovada no parlamento a constituição de um grupo de trabalho "para a criação de uma nova estratégia de combate à corrupção", desafiando Montenegro a "ir mais longe" e formá-lo.
Inês Sousa Real pediu um mandato com "muita vigilância em matérias fundamentais como o combate à pobreza" ou a violência doméstica, sem esquecer as preocupações ambientais.
"Mas é preciso mais ambição, não podemos apenas ter uma visão economicista do combate às alterações climáticas, mas sim uma visão de proteção da biodiversidade e de proteção animal, algo que ficou de fora do discurso de Luís Montenegro", lamentou.
Leia Também: Livre "dificilmente" acompanha OE mas está disponível para dialogar