A líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Alexandra Leitão, recusou comentar as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre António Costa, que o considerou "lento por ser oriental".
"Não temos, neste momento, nenhum comentário a fazer sobre isso", foi assim que Alexandra Leitão se pronunciou sobre a polémica.
Entretanto, a líder parlamentar socialista comentou a aprovação na generalidade as propostas do PS, BE e PCP sobre o IRS, garantindo que o partido "fará o debate mais amplo possível na especialidade" para chegar a possíveis entendimentos.
"Há uma coisa a que não cederemos. O sistema fiscal deve ser progressivo, deve ser justo socialmente e deve ser equitativo. Quando se faz uma redução de impostos desigual que beneficia 10% das famílias, aquelas com mais rendimentos, estes princípios de progressividade e de equidade não estão a ser cumpridos. E nós não viabilizaremos nada que ponha em causa estes princípios", declarou Alexandra Leitão em declarações aos jornalistas.
De salientar que o parlamento aprovou hoje na generalidade as propostas do PS, BE e PCP sobre o IRS e os requerimentos para que a proposta do Governo, do Chega e da IL baixem à especialidade sem votação.
Das várias propostas que contemplam mudanças no IRS apresentadas pelos diversos partidos da oposição e que foram hoje debatidas e sujeitas a votação na generalidade, apenas as subscritas pelo Livre e pelo PAN foram chumbadas.
Leia Também: Marcelo e filho? "Quando acertam publicar isto nos jornais, não é bonito"