"Não estou nada preocupado em enfrentar o PS", diz Sebastião Bugalho

O cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias garantiu que o seu foco é "defender os portugueses na Europa e a Europa no mundo" e rejeitou comparações com outros rostos do PSD.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
29/04/2024 15:28 ‧ 29/04/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Europeias

O cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias, Sebastião Bugalho, garantiu, esta segunda-feira, que não está "nada preocupado em  enfrentar o PS" e que o seu foco é "defender os portugueses na Europa e a Europa no mundo".

Em declarações à CNN Portugal junto ao Tribunal Constitucional, em Lisboa, onde entregou a sua candidatura, Sebastião Bugalho negou ter-se comparado com outras figuras do PSD, como Aníbal Cavaco Silva ou Durão Barroso. "Não me estava a comparar com ninguém. Eu quero partilhar o sonho, não quero partilhar as ambições", afirmou.

"A minha ambição é servir o Parlamento Europeu. O nosso espaço da Direita democrática representa o sonho europeu e houve gente muito boa, que conseguiu atingir esse sonho europeu, porque eram portugueses e estavam na Europa", reiterou Bugalho.

Sebastião Bugalho anunciou que o programa eleitoral será apresentado na próxima semana e garantiu que cumprirá o seu mandato caso seja eleito.

"Posso desde já dizer-vos que vamos apresentar o nosso programa eleitoral, o nosso manifesto europeu, na semana do dia da Europa, celebrada a 9 de maio, tencionamos ter um conjunto de propostas para apresentar aos portugueses e aos europeus, claro, nessa semana. Estamos mesmo prontos para o combate", anunciou Sebastião Bugalho.

Questionado de as eleições Europeias seriam uma forma de o PS e o PSD acertarem contas, após as eleições legislativas, Sebastião Bugalho garantiu que "ninguém vem acertar contas com ninguém". "O senhor primeiro-ministro está a fazer o seu papel que é governar e nós vamos fazer o nosso que é  lutar pelo nosso papel de Europa que é o futuro", disse.

"As eleições são sempre provas de força, isso faz parte da festa da democracia. Não estou nada preocupado em enfrentar o PS. É por isso que nos apresentamos, porque acreditamos mais na nossa visão da Europa do que na socialista", referiu Bugalho.

O ex-comentador garantiu que, em caso de derrota, assumirá a responsabilidade. "Se não pudéssemos perder estávamos numa ditadura", considerou.

O candidato foi ainda interrogado sobre as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que num jantar com jornalistas estrangeiros na semana passada considerou que a lista da AD às eleições europeias foi "totalmente improvisada", com segredo guardado até à divulgação.

"Pelos vistos o senhor Presidente da República não tem nada contra os improvisos, ele é o improviso por excelência. Portanto, nesse sentido, eu tenho a certeza de que o senhor Presidente não estará a fazer nenhuma crítica em relação a esta candidatura. Estava, aliás, a fazer uma descrição bastante jornalística, talvez em tributo às suas antigas funções, agora enquanto Presidente", afirmou.

Bugalho rejeitou comentar mais declarações do Presidente da República, reiterando que o seu foco "é o projeto europeu, defender os portugueses na Europa e a Europa no mundo" e não "comentar a polémica do dia-a-dia, muito menos uma que já tem mais do que um dia".

[Notícia atualizada às 16h32]

Leia Também: Sebastião Bugalho diz que não vê Europa como "destino de carreira"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas