O Programa 'Acelerar a Economia', apresentado pelo Governo na semana passada, “são 60 medidas, mas nenhuma estratégia”, no sentido de acelerar a economia, considerou Ana Gomes, no sábado.
No seu espaço de comentário na SIC Notícias, a comentadora frisa que o facto de o Executivo não quantificar os custos do pacote mostra que ele pouco mais representa que um conjunto de “borlas fiscais adicionais”.
É “um verdadeiro bodo aos ricos”, atirou.
"O Governo tem uma fezada neoliberal de crescimento da economia", diz ainda Ana Gomes, que lembra também a proposta de redução do IRS Jovem - e as críticas deixadas pelo Fundo Monetário Internacional. "Pagam os do costume, quem vive dos rendimentos do seu trabalho ou quem já trabalhou, nas pensões", acrescentou.
Ana Gomes lembrou ainda que há vários economistas liberais a reconhecer que "não é uma descida de IRC que vai atrair investimento estrangeiro", remetendo para um estudo recente da Fundação Francisco Manuel dos Santos onde se reconhece que é preciso, como contrapartida, agravar o IVA, o IRS ou cortar prestações sociais.
Leia Também: Extrema-direita? "É votar contra os interesses, contra França e a Europa"