A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, exprimiu "toda a solidariedade" do partido com Valência, em Espanha, na sequência das inundações que assolaram a região, devido à passagem da tempestade Dana, que já provocou pelo menos 70 mortos.
"Exprimo toda a solidariedade do BE com o povo de Valência e apelo a que todos os meios europeus estejam ao seu dispor", escreveu, na rede social X (Twitter).
A bloquista apontou ainda que "não se conhecem ainda todas as consequências do terrível fenómeno de hoje", mas assinalou que se conhece "há muito a urgência de responder à crise climática".
Entretanto, o Governo de Espanha decretou três dias de luto nacional, numa altura em que foram confirmados pelo menos 70 mortos e "danos materiais altíssimos".
Exprimo toda a solidariedade do @BlocoDeEsquerda com o povo de Valência e apelo a que todos os meios europeus estejam ao seu dispor.
— mariana mortágua (@MRMortagua) October 30, 2024
Não se conhecem ainda todas as consequências do terrível fenómeno de hoje, mas conhece-se há muito a urgência de responder à crise climática.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, garantiu ainda apoio a todos os afetados pelo mau tempo no país e alertou que "a emergência continua".
É que, recorde-se, várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como Dana em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo.
Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
Leia Também: Três dias de luto em Espanha por "danos pessoais e materiais altíssimos"