"O sucesso dos Estados Unidos é o sucesso de Portugal e da Europa", afirmou, em declarações aos jornalistas, o também líder parlamentar social-democrata, à margem de um jantar de apoiantes do PSD em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
Assinalando que Portugal e os Estados Unidos são "países aliados há muitos anos", Hugo Soares disse querer que os norte-americanos "possam ter uma economia pujante, possam ser um país de sucesso, porque esse é um sucesso para todos".
"Temos esperança que possam, na governação do presidente Trump, fazer o que é importante para devolver crescimento, para que os americanos possam ter ainda mais qualidade de vida e que possa também repercutir-se em paz mundial e no sucesso dos países aliados, designadamente na Europa", insistiu.
O dirigente 'laranja' também realçou "o facto de as eleições terem decorrido com grande normalidade democrática", o que considerou ser "de salutar".
Questionado pelos jornalistas sobre a moção de censura apresentada pelo partido Chega ao Governo Regional da Madeira, Hugo Soares limitou-se a dizer que é necessário aguardar pela reação do PSD local e pelo sentido de votos dos outros partidos.
O secretário-geral do PSD salientou que participou neste jantar em Reguengos de Monsaraz por considerar importante assinalar os três anos da conquista pelo partido de quatro câmaras municipais no distrito de Évora.
"Não é fácil para o PSD ter implantação local no Alentejo e eu tenho o maior orgulho em poder estar ao lado de autarcas, que, pelo seu exemplo, não tenho dúvida absolutamente nenhuma que nos vão fazer ganhar mais autarquias no futuro", sublinhou.
Hugo Soares estabeleceu como objetivo do PSD nas próximas eleições autárquicas, em 2025, ter "mais câmaras que o Partido Socialista em todo o país" e recuperar a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Associação Nacional de Freguesias.
"Não é que o PSD queira isto por uma questão de orgulho ou para ter a bandeira que tem mais câmaras do que o Partido Socialista", mas sim porque "estamos profundamente convencidos que governamos melhor do que faz o PS", acrescentou.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
Trump segue também à frente da adversária democrata Kamala Harris no voto popular, com 51,1% contra 47,4% dos votos contados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento com 201 mandatos, a apenas 17 da maioria.
Leia Também: Trump. "Populistas mais fortes? Temos de ser nós, também, mais fortes"