Ana Gomes reagiu na rede social X ao artigo de opinião, publicado no jornal Público, assinado por António Costa, José Leitão e Pedro Silva Pereira, três grandes nomes do Partido Socialista (PS), sobre o agora ex-autarca de Loures, Ricardo Leão.
Com o dedo bem apontado (e alguma ironia), a antiga eurodeputada socialista resumiu numa só frase o que pensa sobre o texto em questão.
"A 'honra do PS' e os 'valores, a identidade e a cultura do Partido' esgrimidos por doutores em 'calculismos taticistas' que nunca tiveram pejo em os deixar de rastos…", atirou.
Na quarta-feira, António Costa, José Leitão e Pedro Silva Pereira assinaram em conjunto um artigo de opinião, no Público, intitulado "em defesa da honra do PS", que acabou por levar o autarca socialista Ricardo Leão a demitir-se da presidência da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS.
A “honra do PS” e os “valores, a identidade e a cultura do Partido” esgrimidos por doutores em “calculismos tacticistas” que nunca tiveram pejo em os deixar de rastos… https://t.co/ps73uH4f4G
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) November 7, 2024
No artigo, o trio socialista acusa Ricardo Leão de ter ofendido "gravemente os valores, a identidade e a cultura do PS", de tal forma que "não há calculismo taticista que o possa desvalorizar". Por essa razão, sentiram que tinham "o dever" de "defender" o legado do partido em público.
Recorde-se que Ricardo Leão disse, na semana passada, que os participantes em desacatos deveriam ser despejados de habitações municipais "sem dó nem piedade" – o PS e o PSD locais aprovaram uma recomendação do Chega nesse sentido. Entretanto, Leão esclareceu que se referia apenas a cidadãos condenados.
Leia Também: Ricardo Leão demite-se da presidência da federação do PS de Lisboa