Marta Temido, do PS, afirmou que é "muito prestigiante para o país que seja uma portuguesa".
O eurodeputado da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) Sebastião Bugalho afirmou que os resultados da votação, com 344 votos a favor, mostram que o Parlamento Europeu não tem dúvidas sobre o futuro do cargo de provedora de Justiça nas mãos da portuguesa.
"Aquilo que esperamos de Teresa Anjinho é aquilo que ela sempre foi na vida pública portuguesa, uma mulher com espírito de serviço público, que põe os interesses do Estado à frente dos seus próprios interesses, que serviu como deputada, como secretária de Estado, com uma vida académica preenchida, como provedora adjunta do nosso país e a partir de hoje como provedora do Parlamento Europeu", salientou o eurodeputado.
O eurodeputado António Tânger Corrêa disse que o Chega apoiou a candidatura de Teresa Anjinho "desde o dia zero", reforçando que o grupo dos Patriotas pela Europa, terceira maior força política no hemiciclo, foi o único que votou em bloco a favor da candidata portuguesa.
"Teresa Anjinho vai ter um trabalho muito complicado porque todas estas eleições, quer na Roménia, Geórgia, quer noutros sítios, tal como a reapreciação que vai ser feita, certamente, sobre o 'green deal' e sobre o pacto da imigração passarão por ela e são assuntos muito complicados e com grande importância para a Europa", acrescentou o eurodeputado.
João Cotrim de Figueiredo, eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL), desejou sucesso para Teresa Anjinho na "execução deste mandato que é muito importante para a União Europeia".
"Posso dizer com felicidade que se elegeu a melhor candidata e acontece que essa candidata era portuguesa, portanto, estou duplamente feliz. A Europa precisa das melhores pessoas, independentemente da sua nacionalidade", acrescentou Cotrim de Figueiredo.
Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), salientou que apesar de serem de "quadrantes políticos bem diferentes", considera que a também antiga deputada do CDS-PP tem vindo a oferecer "garantias de independência" no seu trabalho enquanto adjunta da Provedoria de Justiça em Portugal e no Organismo Europeu de Luta Antifraude.
O comunista João Oliveira também faz um balanço positivo do trabalho que Teresa Anjinho tem vindo a realizar e espera que esta tenha condições para "corresponder às aspirações dos cidadãos".
Na rede social X, a líder do grupo Renew (a que pertence a IL), Valérie Hayer, felicitou Teresa Anjinho pela vitória, desejando-lhe sucesso na sua missão. O grupo dos Socialistas e Democratas (S&D, que integra o PS) disse na mesma rede social estar disponível para trabalhar em conjunto com a nova provedora.
Leia Também: Teresa Anjinho reage a eleição: "É um privilégio imenso"