A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, criticou, este sábado, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, devido às suas declarações sobre as manifestações que hoje ocorreram em Lisboa.
"Montenegro diz que 'os extremos' saíram hoje à rua. À velha arrogância cavaquista perante a crítica, junta a simetria irresponsável entre racismo e antirracismo", começou por escrever a líder bloquista, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter), acusando depois o social-democrata de seguir o Chega de André Ventura.
"Se não seguisse o Chega, não sentiria necessidade de se distanciar dos milhares que encheram as ruas pela liberdade", acrescentou.
Foi num discurso em Ovar que Montenegro, que falava enquanto presidente do PSD, afirmou que o seu partido é "o elemento aglutinador de confluência, de moderação", num dia em que "os extremos erguem cada um a sua bandeira em contraponto". O primeiro-ministro referia-se assim à manifestação contra a ação policial no Martim Moniz, que decorreu na Almirante Reis, e à vigília de apoio à PSP, organizada pelo Chega, na Praça da Figueira.
Leia Também: Imigrantes agradecem apoio de portugueses em "manifestação surpreendente"