Em declarações aos jornalistas à entrada do primeiro dia da IX Convenção da Iniciativa Liberal, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o eurodeputado da IL garantiu não se ter arrependido de dar o seu voto a Rui Rocha, atual presidente do partido, na última convenção, afirmando que esse apoio se mantém e deixando elogios ao seu trabalho em "circunstâncias particularmente difíceis".
"[Um mandato] com uma tendência para voto útil raramente vista em eleições legislativas, acho que o trabalho do Rui, quer em termos internos, quer em termos de resultados eleitorais, é muitíssimo meritório e a coragem e determinação que ele teve na defesa dos ideais liberais, acho que pouca gente podia dizer que faria melhor", acrescentou.
Cotrim diz ver um partido com vontade de de sair da convenção "com força e otimismo redobrado em relação àquilo que pode fazer para Portugal e pela Europa" e sublinhou a necessidade da IL estar no "xadrez partidário com suficiente diferenciação em em relação ao demais" para fazer valer a pena votar no partido.
Para o eurodeputado, "mais ninguém fará a defesa das mesmas políticas" da maneira que os liberais fazem, e a divulgação da mensagem do partido deve ser feita de "maneira desempoeirada, arrojada, capaz de correr risco, não ter medo da mudança".
"Se nós não fizermos alguma coisa, quer a nível nacional, quer a nível europeu, se ficarmos na mesma, se não mudarmos, vamos ter um futuro muito, muito sombrio", afirmou o antigo líder do partido para defender a importância de uma mudança no cenário político.
A Iniciativa Liberal inicia hoje a IX Convenção Nacional, em Loures, na qual 1.545 membros vão eleger o próximo presidente do partido, entre o atual líder, Rui Rocha, e o conselheiro Nacional Rui Malheiro.
A convenção arranca com a ratificação do regimento da convenção, antes de, por volta das 15h00, Rui Rocha discursar para apresentar o relatório de atividade da Comissão Executiva cessante, enquanto atual presidente do partido.
Os dois candidatos à liderança da IL, Rui Rocha e Rui Malheiro, apresentarão as respetivas moções de estratégia cerca das 18h00.
Leia Também: Rui Rocha convencido que lista que encabeça terá "votação esclarecedora"