A candidatura encabeçada vereador independente pela CDU, em regime de substituição, desde 2017, apresenta-se como "o espaço e projeto da população pelo direito à habitação, à saúde, à mobilidade, à educação, à cultura e ao desporto", informou a coligação em comunicado.
O professor universitário, de 59 anos, propõe-se avançar com a melhoria das acessibilidades, para a organização do tráfego urbano no interior do concelho, melhorar o acesso aos cuidados de saúde, a defesa do ambiente, a criação de novos e melhores espaços verdes, bem como a melhoria dos espaços públicos, das zonas de lazer e de cultura.
As propostas da candidatura da CDU passam ainda por aumentar as respostas sociais em Odivelas, no distrito de Lisboa, "designadamente creches, jardins-de-infância, escolas, centros de dia e lares para os mais idosos", pode ler-se no comunicado.
Promover a melhoria das infraestruturas rodoviárias, melhores transportes públicos, mais estacionamento e maior fluidez de tráfego, são outros dos objetivos da candidatura.
Afirmando-se como "a única força alternativa à gestão PS [na Câmara de Odivelas] para resolver os problemas mais sentidos pela população", a CDU remete para os próximos meses a apresentação do projeto e propostas concretas "para melhorar a qualidade de vida" no concelho.
Florentino Serranheira tem 59 anos e é professor universitário da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
Tem trabalho desenvolvido nas áreas da Saúde Ocupacional ou Saúde e Segurança do Trabalho, da Ergonomia, da Segurança do Doente e da Saúde Pública, área em que é coautor de vários livros.
Preside ao Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO e é perito externo da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Em 2009, foi candidato à Junta de Freguesia de Famões, onde reside e onde foi eleito para a Assembleia de Freguesia entre 2005 e 2013.
Foi mandatário concelhio da candidatura de João Ferreira nas Presidenciais 2021.
É presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Proprietários e Moradores do Bairro Trigache Norte (APMBTN).
A Câmara de Odivelas é liderada pelo PS, que elegeu o presidente e cinco vereadores. O PSD elegeu três vereadores para o executivo que integra ainda um vereador da CDU e um do Chega.
As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro deste ano.
Leia Também: Pedro Rego é o candidato do Chega à Câmara de Idanha-a-Nova