"Na verdade, o PSD prometeu mundos e fundos e não conseguiu resolver nenhum problema da saúde, pelo contrário, a ministra tem-se revelado um desastre", considerou Mariana Mortágua à margem de um debate sobre a menopausa, no Porto.
A bloquista recordou os problemas no Instituto Nacional de Emergência e Reanimação (INEM) e os hospitais e urgências fechadas.
Na sua opinião, é importante que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) possa ter soluções para as pessoas e seja um serviço de saúde do futuro.
A título de exemplo, Mariana Mortágua recordou as medidas aprovadas na Assembleia da República para as mulheres em menopausa e para a endometriose, sublinhando que o SNS tem de se adaptar e chegar a toda a gente.
"O PSD não tem uma resposta para isso e não nos digam que será um Governo do PSD, apoiado pelo PS, ou do PS, apoiado pelo PSD, que vai conseguir resolver na saúde aquilo que o PS sozinho não resolveu e que o PSD também não resolveu", vincou.
A coordenadora do BE defendeu outras medidas para o SNS, nomeadamente a exclusividade, carreiras, autonomia dos hospitais e reorganização.
"Nós temos as soluções para o SNS, precisamos de deputados para ter força para pôr essas soluções em prática e, isso, quer dizer deputados do Bloco de Esquerda que só se conseguem com votos", concluiu.
Leia Também: BE refere que "via verde" é prova de que Governo "fez disparate sem nome"