De acordo com os dados divulgados pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna -- Administração Eleitoral, Marcelo obteve 52% dos votos, tornando-se no quinto Presidente da República portuguesa desde o 25 de Abril de 1974, e vai suceder a Aníbal Cavaco Silva.
Outros candidatos, como Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, reconheceram a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, que também já reclamou ter sido eleito Presidente.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou hoje querer partilhar com todos "a alegria" da sua eleição como Presidente da República, a partir da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, como gesto de reconhecimento pela instituição onde foi aluno e professor.
"É natural que queira a partir daqui partilhar com todos a alegria desta eleição e a responsabilidade do mandato que os portugueses acabam de me confiar. É um gesto simbólico de profundo reconhecimento para com esta faculdade", afirmou.
António Sampaio da Nóvoa foi o segundo mais votado, com 22,89%, seguido de Marisa Matias, com 10,72%, Maria de Belém 4,28%, Edgar Silva 3,93%, Vitorino Silva 3,38%, Paulo de Morais 2,11%, Henrique Neto 0,81%, Jorge Sequeira 0,30% e Cândido Ferreira 0,23%.
Ficam por apurar os resultados de 14 consulados de um total de 73.