O PS voltou a subir nas sondagens, acompanhado pela CDU. Em sentido descendente surgem o PSD e o Bloco.
Estes são os números da mais recente sondagem desenvolvida pela Eurosondagem para a SIC e para o semanário Expresso.
Em relação ao mês anterior, as intenções de voto no PS estão agora nos 37,8%, mais 0,5 pontos percentuais do que na sondagem anterior.
O PSD baixou 0,8 pontos percentuais nas intenções de voto colhe agora 29,2% das intenções. Esta descida em relação a janeiro coloca o PSD abaixo do valor dos 30%.
O Bloco de Esquerda surge com 9,2%. Mantém-se como a terceira força partidária nas intenções de voto, mas com uma descida de 0,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior, ao passo que a CDU sobe meio ponto percentual, chegando agora aos 8,3%.
O CDS conta com 7% das intenções de voto, mostrando-se estável, com uma ligeira subida de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Já o PAN surge com 1,1% das intenções de voto, tendo tido uma descida de meio ponto percentual em relação à sondagem anterior da Eurosondagem.
E a popularidade dos líderes? Até Marcelo desce...
Em termos de popularidade, os dados da Eurosondagem apontam para uma descida genérica de todos os líderes partidários e do próprio Presidente da República. Catarina Martins, do Bloco, é quem tem a descida menor, de 0,9 pontos percentuais. Passos Coelho(PSD) tem a descida maior, de 2,2 pontos percentuais. Marcelo Rebelo de Sousa e Assunção Cristas (CDS) descem 1,9 pontos percentuais.
O Presidente, no entanto, destaca-se entre os políticos analisados com a avaliação mais positiva, na ordem dos 55 pontos (a diferença entre os 69% que veem o seu papel positivamente e os 14% que avaliam de forma negativa).