Pedro Santana Lopes e Rui Rio continuam em campanha para suceder a Pedro Passos Coelho na liderança do Partido Social-Democrata.
Para saber que impacto têm tido as iniciativas que o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia tem levado em vários pontos do país, a candidatura de Pedro Santana Lopes encomendou uma sondagem à Eurosondagem e o resultado não podia ser melhor.
Assim, como dá conta a candidatura do antigo presidente do Sporting na sua página oficial do Facebook, Pedro Santana Lopes é a escolha de 27,5% dos inquiridos, enquanto Rui Rio se fica pelos 25%.
Mais especificamente: à pergunta ‘Quem prefere para primeiro-ministro’ e dadas as opções entre António Costa e Santana Lopes, 27,5% dos inquiridos disse que votaria no candidato ‘laranja’, enquanto 52,5% disse preferir votar no atual líder do Executivo. Por outro lado, 20% optou por não responder.
Quando a mesma pergunta é colocada, mas as opções são Costa ou Rio, 25% dos inquiridos admite votar no ex-autarca do Porto, enquanto 52% garante que a escolha é António Costa. Neste caso, 23% dos inquiridos não respondeu.
Embora Santana Lopes saia vencedor no confronto com Rui Rio, a verdade é que continua muito distante do atual primeiro-ministro, cuja popularidade continua alta.
De referir que a sondagem, embora partilhada na página de Facebook da candidatura de Pedro Santana Lopes, foi publicamente primeiramente pelo Observador que teve acesso em primeira mão ao estudo de opinião.