Se o seu filho tem problemas na fala, ou se é terapeuta e quer complementar a sua prática e estimular os seus pequenos pacientes, saiba que chegou às lojas virtuais uma aplicação que pode ajudá-lo.
O objetivo da Happies – assim se chama a app – é “ajudar o desenvolvimento de motricidade orofacial das crianças”. E como é que o faz? “Através de mais de 30 animações com movimentos específicos de bochechas, lábios e língua”, como se de um jogo se tratasse e que se destina a crianças “dos dois aos seis anos com dificuldades em determinada palavra/letra” ou com “atraso cognitivo”.
“Sentimos necessidade de criar jogos terapêuticos mais lúdicos e interativos, para potenciar o envolvimento da criança na terapia e aumentar o tempo de treino”, explica Célia Clemente, terapeuta da fala e uma das fundadoras do Happies.
Em Portugal, “as crianças têm em média apenas 45 minutos de terapia por semana. Queremos facilitar e aumentar o tempo de terapia através da utilização de dispositivos móveis”, acrescenta Célia Clemente, revelando que o desempenho da criança em cada um dos exercícios da app é feito através de um sistema de pontuação de estrelas.
Além disso, é possível “a gravação em vídeo dos exercícios da criança (…) para monitorização da sua evolução ou para posterior análise por um terapeuta da fala”.
Com o apoio da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (www.uptec.up.pt), a Happies conta ainda com a parceria da clínica Sinapse e do Pony Club do Porto (equitação terapêutica) para desenvolvimento e distribuição da aplicação junto de pais e terapeutas.
Se está interessado, saiba que a Happies está disponível para smartphones e tablets Android e iOS, através da Play Store e da App Store.