Nave russa tripulada obrigada a aterragem de emergência

Os dois astronautas a bordo sobreviveram à aterragem forçada.

NotíciaVídeo

© Reuters

Miguel Patinha Dias
11/10/2018 10:20 ‧ 11/10/2018 por Miguel Patinha Dias

Tech

Soyuz

O lançamento de uma nave russa Soyuz com tripulação - composta pelo astronauta Alexei Ovchinin, da Rússia, e Nick Hague, dos EUA - foi obrigada a uma aterragem forçada depois de terem sido detetados problemas com o propulsor já em pleno lançamento, conta a Reuters.

Os dois astronautas sobreviveram à aterragem de emergência e já conseguiram estabelecer contacto com as equipas de apoio para que possam ser resgatados. "Estão no ar equipadas de resgate e a caminho do local de aterragem previsto", comunicou a NASA sobre o caso.

A missão em questão tinha como objetivo rumar à Estação Espacial Internacional, onde a tripulação permaneceria durante seis meses. Com os lançamentos russos para os próximos tempos já suspensos, é provável que se venha a dar seguimento a uma investigação para apurar a origem dos problemas com os propulsores. 

Acima pode ver um vídeo que mostra o momento em que o propulsor se desfaz (a partir dos 2'20). Um pouco antes é possível ver os dois astronautas dentro da cabina, que abana inesperadamente como resultado dos problemas com o foguetão.

Nas horas seguintes, a NASA partilhou fotografias na sua conta de Twitter onde mostra os dois astronautas tripulantes já seguros e em boas condições de saúde. Pode ver as fotografias na publicação abaixo.

[Notícia atualizada às 13h16]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas