O lançamento de uma nave russa Soyuz com tripulação - composta pelo astronauta Alexei Ovchinin, da Rússia, e Nick Hague, dos EUA - foi obrigada a uma aterragem forçada depois de terem sido detetados problemas com o propulsor já em pleno lançamento, conta a Reuters.
Os dois astronautas sobreviveram à aterragem de emergência e já conseguiram estabelecer contacto com as equipas de apoio para que possam ser resgatados. "Estão no ar equipadas de resgate e a caminho do local de aterragem previsto", comunicou a NASA sobre o caso.
A missão em questão tinha como objetivo rumar à Estação Espacial Internacional, onde a tripulação permaneceria durante seis meses. Com os lançamentos russos para os próximos tempos já suspensos, é provável que se venha a dar seguimento a uma investigação para apurar a origem dos problemas com os propulsores.
Acima pode ver um vídeo que mostra o momento em que o propulsor se desfaz (a partir dos 2'20). Um pouco antes é possível ver os dois astronautas dentro da cabina, que abana inesperadamente como resultado dos problemas com o foguetão.
Nas horas seguintes, a NASA partilhou fotografias na sua conta de Twitter onde mostra os dois astronautas tripulantes já seguros e em boas condições de saúde. Pode ver as fotografias na publicação abaixo.
.@AstroHague and Alexey Ovchinin are seen in Dzhezkazgan, Kazakhstan. They are in good condition following their safe landing on Earth after a Soyuz booster failure after launch earlier. Latest updates: https://t.co/mzKW5uV4hS https://t.co/tYPIKUTQI6
— NASA (@NASA) 11 de outubro de 2018
[Notícia atualizada às 13h16]