O CEO da Google, Sundar Pichai, teve de explicar durante a audiência no congresso dos EUA porque é que surgem imagens do Presidente Donald Trump quando se pesquisa no motor de busca a palavra ‘idiot’ (idiota).
“Neste momento, se pesquisares no Google a palavra ‘idiota’ na área de imagens, aparece uma imagem de Donald Trump. Eu acabei de fazer isso. Como é que isso acontece”, questionou a representante Zoe Lofgren do estado da Califórnia. Pichai procedeu a explicar todo o processo.
“Sempre que escreves uma palavra-chave, na Google armazenamos milhares de milhões de cópias de páginas [de websites] no nosso índice. Pegamos nessa palavra-chave e associamo-la com as respetivas páginas e categorizamo-la em cerca de 200 sinais – coisas como relevância, atualidade, popularidade, como as outras pessoas a estão a usar. E é baseado nisso que, a qualquer altura, tentamos encontrar os melhores resultados para uma pesquisa” explicou Pichai.
A pergunta foi feita a Pichai de forma a tentar saber se a Google é politicamente parcial. “Isto funciona a larga escala e não interferimos manualmente com nenhum resultado de pesquisa particular”, assegurou o CEO da Google.