Foi neste dia, em 1989, que Sir Tim Berners-Lee apresentou a primeira proposta do que viria a ser conhecida como a World Wide Web. O 30º aniversário da Web não podia passar despercebido à Google, que lançou no seu motor de busca um pequeno Doodle para marcar a ocasião.
Na publicação da empresa sobre o Doodle é possível ficar a saber um pouco mais sobre a origem desta inovação. Na altura um engenheiro de software com 33 anos, Berners-Lee apresentou a proposta ao seu superior como forma de melhorar a partilha de informações entre os cientistas e investigadores do laboratório de física nuclear CERN, na Suíça.
Apesar de considerar a proposta “vaga”, o superior de Berners-Lee deu ‘luz-verde’ ao projeto e por volta de 1991 os servidores externos da Web estavam a trabalhar a ‘todo o vapor’.
“Em breve a Web viria a revolucionar a vida como a conhecemos, impulsionando a era da informação. Hoje, estão online quase dois mil milhões de sites. Quer a uses para consultar o e-mail, fazer trabalhos de casa, jogar videojogos ou ver vídeos de cães fofinhos, é provável que não consigas imaginar a vida sem a Web”, pode ler-se na publicação do Google Doodle.
Leia mais: Fundador da Internet apela a esforço para fazer da web uma "força do bem"