Redes 'core' 5G da Huawei levam 'nega' das operadoras portuguesas

A medida foi tomada pela MEO, NOS e Vodafone sem interferência do Governo.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
30/07/2020 15:14 ‧ 30/07/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Huawei

A Reuters está a avançar, esta quinta-feira e citando porta-vozes das operadoras e o ministro Pedro Nuno Santos, que as operadoras nacionais MEO, NOS e Vodafone, não tencionam utilizar a tecnologia da Huawei nas novas redes 'core' 5G, apesar de o Governo não ter banido o gigante chinês da infra-estrutura. 

De notar que a decisão das três operadoras foi tomada sem interferência do Governo, que não adotou qualquer postura relativamente à adoção das soluções da empresa chinesa.

Em declarações à Reuters, o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, confirma ter ouvido “que a Huawei ficaria de fora”, mas vincou que esta decisão das operadoras “não tem nada que ver com as opções ou imposições do Governo (...), que nesta matéria está absolutamente alinhado com a orientação europeia".

As redes 'core' integram a insfraestrutura das novas redes 5G, que por sua vez se dividem entre rádio (toda a ligação com antenas) e 'core', que inclui servidores e mecanismos que encaminham o trafégo das antenas e tratam da conetividade à rede e da rapidez das operações.

Depois de ser incluída na 'lista negra' dos EUA, a Huawei está agora a encontrar dificuldades na Europa devido a pressão da administração Trump. Ainda recentemente a empresa chinesa foi colocada de parte pelo Reino Unido, sendo que altura foi admitido que as motivações haviam sido geopolíticas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas