A Microsoft anunciou recentemente que a partir de setembro será possível a jogar a títulos da Xbox através da subscrição Xbox Games Pass Ultimate diretamente em dispositivos Android, tudo graças à funcionalidade xCloud. Apesar disso, os utilizadores de dispositivos iOS não terão a mesma oportunidade e, aparentemente, a culpa é da Apple.
A app do Project xCloud esteve disponível para iOS durante um breve período através do serviço de teste a versões beta da Apple, o TestFlight. Com o fim desse período, parece que não há planos para o lançamento da funcionalidade no iOS.
“Infelizmente, não temos um caminho para levar a nossa visão de jogar na ‘cloud’ com o Xbox Game Pass Ultimate aos jogadores no iOS através da App Store da Apple. A Apple continua sozinha como a única plataforma a negar aos consumidores serviços de subscrição de jogos e jogar na ‘cloud’”, pode ler-se no comunicado emitido pela Microsoft partilhado pelo Gizmodo.
De notar que a Microsoft não é a única empresa na área da ‘cloud’ a mostrar-se insatisfeita com a Apple. A Google e a Nvidia também continuam sem conseguir lançar os respetivos serviços - o Stadia e o GeForce - na loja virtual da Apple.
Em reação, a Apple lançou um comunicado onde afirma que os serviços em questão parecem violar as regras da sua loja virtual e adianta que "os serviços de videojogos podem ser lançados na App STore desde que sigam as mesmas regras aplicáveis a todos os developers".