'Limpar' o WhatsApp e libertar memória? Eis as dicas
Os ficheiros partilhados são guardados no armazenamento interno, o que representa um peso expressivo na memória do telefone.
© Reuters
Tech Whatsapp
O WhatsApp, um dos chats mais utilizados na atualidade, pode representar um peso expressivo na memória do smartphone, considerando que todos os ficheiros partilhados são guardados no armazenamento interno. Mas é possível contornar a situação.
De acordo com o TechTudo, há seis estratégias que pode seguir, sendo que uma delas consiste em instalar uma app que esvazia a memória do telefone e apaga arquivos desnecessários do WhatsApp. Cleaner for Whatsapp, disponível para Android é uma das opções. Para os iOS, há também uma app disponível para o efeito, o Phone Cleaner.
A limpeza, porém, pode ser feita manualmente. Nos androids, basta para tal aceder à pasta do WhatsApp que é encontrada no 'Armazenamento Interno', no comando 'Meus Arquivos'. Nos iOS, abra a mensagem onde pretende apagar ficheiros, clique no nome do contacto (ou do grupo), depois em 'Ficheiros e ligações'. Aí poderá selecionar os conteúdos que pretende apagar.
Os iPhones têm também uma opção que permite ativar o modo de economia de dados. O WhatsApp, indica o meio de comunicação brasileiro, ficou compatível com o recurso em janeiro.
Pode ainda desativar o download automático dos ficheiros que recebe. Deste modo, estes documentos só serão salvos caso o utilizador clique para fazer download manual. Para tal, basta aceder às configurações na app e clicar em 'Utilização de dados' (Android).
Limpar os chats arquivados é ainda uma hipótese 'em cima da mesa'. A má notícia é que esta 'limpeza' tem de ser feita manualmente, selecionando cada conversa registada no histórico.
Finalmente, pode apagar mensagens de todas as conversas, como por exemplo de grupos. Deste modo, irá excluir todos os conteúdos, como vídeos, imagens e mensagens. Clique em 'Configurações' no WhatsApp, depois em 'Conversas' e toque no 'Histórico de Conversas'. Selecione a opção 'Limpar todas as conversas' e a app irá excluir os arquivos. Mas tenha cuidado, não faça este procedimento se tem mensagens que deseja guardar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com