Depois de vários anos de espera, eis que a Apple anunciou um novo iMac na sua apresentação desta terça-feira, dia 20. O novo modelo tem um design atualizado e, claro, um desempenho especialmente afinado para as necessidades de hoje em dia.
Diz a Apple que esta melhoria de desempenho e eficiência fica a dever-se ao M1, processador que já integra alguns modelos do MacBook Air, do MacBook Pro e do Mac Mini. A empresa refere que o iMac foi criado de raiz para tirar total partido do processador, indicando que este iMac tem um CPU 85% vezes melhor do que o modelo anterior.
Tão ou mais importante que o desempenho é o design do iMac, que promete ser um verdadeiro passo em frente para o computador. O novo computador é mais compacto e apresenta um ecrã mais fino com uma moldura o mais reduzida possível.
O ecrã é um 4.5 Retina Display e tem 24 polegadas, sendo capaz de ajustar a luminosidade de acordo com a iluminação da divisão. No topo os utilizadores podem encontrar uma câmara frontal 1080p, a qual é possível utilizar para videochamadas via FaceTime. O som também foi alvo de atenção e o iMac é compatível com a tecnologia Spatial Audio, com a empresa afirmar que se trata do "melhor sistema de som de um Mac".
O iMac estará disponível em prateado, verde, amarelo, laranja, vermelho, roxo e azul. O iMac estará disponível em três versões.
A primeira tem um CPU de 8 núcleos e uma GPU de 7 núcleos, 256GB de armazenamento interno, 8GB de RAM, duas portas Thunderbolt/USB 4, teclado Magic Keyboard e poderá ser adquirida por 1.499 euros. A segunda versão tem CPU de 8 núcleos, uma GPU de 8 núcleos, 256GB de armazenamento interno, 8GB de RAM, , duas portas Thunderbolt/USB 4, duas portas USB 3, Ethernet Gigabit, teclado Magic Keyboard com Touch ID e poderá ser adquirida por 1.719 euros. A terceira versão é igual à anterior, com a diferença que tem 512GB de armazenamento interno. Custará 1.949 euros.
O período de pré-compra 'arranca' no dia 30 de abril e o lançamento terá lugar na segunda metade do mês de maio.
[Notícia atualizada]