A Vodafone confirmou na terça-feira, dia 8, que foi alvo de um ciberataque, realçando, todavia, que apenas os sistemas da empresa haviam sido comprometidos e não os dados dos clientes.
Ainda assim, alguns clientes da Vodafone estão a partilhar através do Twitter que encontraram contactos na lista telefónica com o nome da Vodafone.
“Tinha um destes com uns 6/7 números e 5 contactos com o nome "VODAFONE" sem nenhum número associado. Todos os 6 contactos bloqueados e apagados. Vodafone, é preciso avisar os clientes disto…”, pode ler-se na publicação partilhada através da rede social.
Em reação, fonte oficial da Vodafone Portugal enviou para o Notícias ao Minuto uma explicação para a existência destes contactos:
"A Vodafone esclarece que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone. Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing. O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone."
A empresa nota então que a existência destes contactos "não está relacionada com o ciberataque" que teve lugar no início desta semana. Caso não tencione ter estes contactos na lista de números do seu telemóvel, a Vodafone Portugal nota que os clientes "podem apagar este contacto do telefone".
A Vodafone tem procurado concentrar-se em repor os serviços para os seus clientes, notando todavia que estas reposições têm acontecido com “algumas limitações”.
Tinha um destes com uns 6/7 números e 5 contactos com o nome "VODAFONE" sem nenhum número associado. Todos os 6 contactos bloqueados e apagados. @VodafoneGroup @VodafonePT é preciso avisar os clientes disto...
— Beatriz Ramos Falcão (@beatrizrf17) February 9, 2022
Translation below! https://t.co/md1bSwz67n
[Notícia atualizada às 11h05]
Leia Também: PJ pede colaboração internacional para investigação de ataque à Vodafone