O líder da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, envolveu-se numa polémica no Twitter onde foi alvo de críticas de oficiais do governo da Ucrânia, isto depois de ter decidido fazer uma votação onde partilhava um plano de paz para a atual guerra com a Rússia.
No entanto, como nota o Business Insider, o plano de paz partilhado por Musk parecia conter alguns dos pontos defendidos pela Rússia - o que levou vários internautas a criticarem o empresário.
Até o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, respondeu a esta votação, perguntando aos internautas se gostavam mais de Elon Musk se apoiasse a Ucrânia ou a Rússia.
Serve recordar no entanto que, logo no início da guerra, Musk decidiu apoiar a Ucrânia ativando a rede de Internet por satélite Starlink e que foi considerada fundamental para manter as comunicações no país.
“O dinheiro desembolsado pela SpaceX para ativar e apoiar a Starlink na Ucrânia é, até agora, cerca de 80 milhões de dólares. O nosso apoio à Rússia é de zero dólares. Obviamente, somos apoiantes da Ucrânia”, escreveu Musk.
Um dos pontos que gerou mais críticas a Elon Musk foi o facto de o empresário defender a cedência da península da Crimeia, algo que o empresário também explicou. “Tentar recuperar a Crimeia causaria imensas mortes, provavelmente falharia e arriscaria uma guerra nuclear. Seria terrível para a Ucrânia e para a Terra”, notou o empresário.
SpaceX’s out of pocket cost to enable & support Starlink in Ukraine is ~$80M so far. Our support for Russia is $0. Obviously, we are pro Ukraine.
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2022
Trying to retake Crimea will cause massive death, probably fail & risk nuclear war. This would be terrible for Ukraine & Earth.
Leia Também: Robot da Tesla já anda e acena. Conheça o Optimus