Um fim de semana bastou para o Twitter ficar praticamente virado do avesso, com os utilizadores da rede social a decidirem inundar a plataforma de críticas - tendo sobretudo como alvo o líder da tecnológica, Elon Musk.
Tudo começou na sexta-feira, dia 30, quando o Twitter começou a impedir que pessoas sem conta na rede social tivessem acesso a ‘tweets’ públicos. Contudo, o pior estava reservado para sábado.
Foi no dia 1 de julho que Elon Musk anunciou através da respetiva página de Twitter que os utilizadores da rede social teriam um limite diário de ‘tweets’. Originalmente, Musk anunciou que as contas verificadas teriam um limite diário para visualizar 6 mil ‘tweets, as contas não verificadas poderiam ver apenas 600 destas publicações e as novas contas não verificadas poderiam ver somente 300 ‘tweets’ por dia.
To address extreme levels of data scraping & system manipulation, we’ve applied the following temporary limits:
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023
- Verified accounts are limited to reading 6000 posts/day
- Unverified accounts to 600 posts/day
- New unverified accounts to 300/day
Na explicação para esta medida, Musk indicou que estes limites foram criados para combater “os níveis extremos de recolha de dados e de manipulação de sistema”. Acontece que sistemas automatizados e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT conseguem ter acesso ao Twitter e recolher dados de acordo com as pesquisas dos utilizadores, com Musk a procurar impedir que este tipo de sistemas interfiram com o normal funcionamento da rede social.
O empresário também procurou sustentar a decisão com a necessidade de cuidar da saúde mental dos utilizadores. “O motivo que me levou a estabelecer um limite de visualizações é porque vocês são todos viciados no Twitter e têm de sair de casa”, escreveu uma conta de paródia alheia a Elon Musk, partilhada pelo próprio empresário. “Estou a fazer uma boa ação pelo mundo. Além disso, usaste mais uma visualização”.
The reason I set a “View Limit” is because we are all Twitter addicts and need to go outside.
— Elon Musk (Parody) (@ElonMuskAOC) July 1, 2023
I’m doing a good deed for the world here.
Also, that’s another view you just used.
Naturalmente, as críticas não se fizeram esperar e vários internautas apontaram que o empresário procurava incentivar os utilizadores do Twitter a assinarem a subscrição Twitter Blue.
As críticas a Musk parecem ter surtido algum efeito, isto porque o empresário acabou por anunciar - menos de 24 horas depois - alguns recuos nesta medida. Eventualmente, Elon Musk estabeleceu os limites diários de visualizações ‘tweets’ em 10 mil publicações para contas verificadas, 1000 para pessoas não verificadas e 500 ‘tweets’ para novas contas não verificadas.
Rate limits increasing soon to 8000 for verified, 800 for unverified & 400 for new unverified https://t.co/fuRcJLifTn
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023
Ainda assim, as críticas continuam a ter Elon Musk como alvo e a medida permanece como uma das mais impopulares já anunciadas pela rede social.
Não obstante, o empresário não parece querer recuar e, posteriormente, partilhou uma publicação a apontar a “ironia” de os utilizadores atingirem limites de ‘tweets’ ao queixarem-se desta medida.
Oh the irony of hitting view limits due to complaining about view limits
— Elon Musk (@elonmusk) July 2, 2023
Leia Também: Face às críticas a limite, Musk ironiza: "Recorde de visualizações!"