O site NPR está a avançar com a notícia de que a empresa responsável pelo ChatGPT, a OpenAI, pode vir a ser processada pelo The New York Times. A informação disponível indica que a OpenAI tem usado conteúdo presente no site norte-americano de media na ferramenta de Inteligência Artificial (IA).
Sabe-se que as duas partes têm procurado negociar um acordo de licenciamento mas, alegadamente, as conversações não têm corrido bem e o The New York Times está neste momento a ponderar avançar com um processo.
Ferramentas de IA como o ChatGPT conseguem basear-se em textos de publicações como o The New York Times para apresentarem resultados de pesquisa, reescrevendo o texto original.
Todavia, diz a publicação norte-americana que isto significa que os internautas podem não visitar o seu site de todo, o que coloca em risco a subsistência do meio de comunicação social. Tendo em conta que existem leis que previnem a apropriação de conteúdo protegido por direitos de autor por sistemas de IA, é provável que o The New York Times acabe por fazer valer os seus argumentos em tribunal.
Leia Também: ChatGPT poderá ser usado para moderar conteúdo no Facebook e Twitter