O site The Information avançou com a informação de que a OpenAI deverá ter perdas na ordem dos 5 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) em 2024 e, de acordo com a publicação, poderá colocar a empresa à beira da falência.
Ainda que seja improvável que a OpenAI - uma das empresas mais mediáticas na área da Inteligência Artificial (IA) - possa ir à falência, os detalhes revelados pela publicação revelam os elevados custos da OpenAI.
Alegadamente, a empresa gastará (por ano) 7 mil milhões de dólares (6,46 mil milhões de euros) a treinar a sua tecnologia de IA e mais 1,5 mil milhões de dólares (1,38 mil milhões de euros) com funcionários. Há também o facto de os custos operacionais do ChatGPT por dia serem de 700 mil dólares (cerca de 646 mil euros). Tudo somado, é provável que a OpenAI necessite de mais uma ronda de investimento para se manter à tona.
Serve notar que, mesmo que a OpenAI se tenha tornado uma das empresas mais conhecidas na área da IA, gigantes tecnológicas como a Meta, a Google, a Amazon e também a X estão entre outras ‘players’ a ter em conta.
SCOOP: OpenAI may lose $5B this year & may run out of cash in 12 months, unless they raise more $, per analysis @theinformation.
— Gary Marcus (@GaryMarcus) July 24, 2024
Investors should ask: What is their moat? Unique tech? What is their route in profitability when Meta is giving away similar tech for free? Do they… pic.twitter.com/i5EkvEFEQd
Leia Também: OpenAI 'declara guerra' à Google e anuncia novo motor de busca