"O Dia de Limpar o Computador - hoje, 10 de fevereiro - é mais do que a comemoração de uma simples efeméride. Trata-se de um lembrete de que a manutenção regular dos seus dispositivos (fixos ou portáteis) é essencial para atender às necessidades em causa, sejam elas de trabalho, estudo ou lazer.
Tal como cuidamos da casa ou fazemos a revisão do carro com frequência, a verdade é que o computador também merece toda a nossa atenção, sendo que esta limpeza não se limita à parte física/externa, mas inclui ainda o sistema, garantindo assim funcionalidade e segurança.
Benefícios de ter sempre o computador num brinquinho?
Vários. Em primeiro lugar, desempenho otimizado, pois um sistema clean e bem organizado opera de forma muito mais eficiente.
Por outro lado, prolonga a vida útil do equipamento, visto que cuidados assíduos ajudam a evitar falhas precoces no hardware. Outra das vantagens prende-se com reforçar a segurança: manter o sistema atualizado e livre de 'malware' protege os seus dados.
Por todas estas razões, conheça estas seis dicas imprescindíveis no seu dia a dia e incentive também outras pessoas a prestarem assistência continua aos seus computadores para os terem em todas as circunstâncias em ótimo estado:
1. Limpeza física: O básico para começar
- Para evitar danos, antes de qualquer limpeza, desligue o equipamento.
- Para limpar o ecrã, use um pano de microfibra levemente humedecido, removendo poeira e marcas de dedos. Produtos químicos abrasivos podem danificar o display.
- O teclado acumula sujidade e resíduos com o tempo. Utilize um pincel pequeno ou ar comprimido para remover partículas entre as teclas.
- Não se esqueça das portas USB, HDMI e outras conexões. Um sopro de ar comprimido ajuda a mantê-las desobstruídas.
2. Organize e limpe o sistema operativo: Livrar-se de ficheiros desnecessários é essencial para o desempenho
2.1. Exclua ficheiros temporários
- Utilize ferramentas nativas do sistema, como o "Limpeza de Disco" no Windows ou aplicações como o CleanMyMac no macOS.
- No Windows, pressione Windows + R, digite ‘temp’ e elimine os ficheiros temporários.
2.2. Desinstale programas antigos ou que não utiliza
- Só ocupam espaço e podem tornar o sistema mais lento. Verifique regularmente e remova o que não for necessário.
2.3. Verifique o ambiente de trabalho
- Quando está desorganizado pode impactar o desempenho do computador. Organize ficheiros em pastas apropriadas e elimine atalhos que não são precisos.
3. Faça uma verificação de segurança
- Atualize o antivírus e faça uma análise completa do sistema. Isso ajuda a identificar e a remover ameaças que possam comprometer a segurança.
- Ative as atualizações automáticas no sistema operativo para receber patches de segurança regulares.
4. Limpe e organize o navegador: Se o navegador estiver lento ou cheio de pop-ups, é hora de o limpar
- Elimine cookies e cache com frequência.
- Desative extensões que não utiliza.
- Ajuste as configurações de privacidade para evitar rastreamento excessivo.
5. Faça backups dos seus dados: Aproveite esta data para criar ou atualizar os seus backups
- Utilize um disco externo ou serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive ou OneDrive, para garantir que as suas informações estejam seguras, caso algo inesperado aconteça.
6. Verifique a ventilação e o desempenho
- Certifique-se de que as saídas de ar estão limpas e desobstruídas. A poeira acumulada pode causar sobreaquecimento.
- Se o computador estiver muito quente, avalie a troca da pasta térmica do processador ou procure assistência técnica especializada."