A Blue Origin realizou esta segunda-feira, dia 14 de abril, uma nova missão espacial e, desta vez, tratou-se da primeira missão composta 100% por mulheres.
Na tripulação encontramos a cantora e artista da música ‘pop’ Katy Perry, a amiga de Oprah Winfrey e apresentadora de televisão Gayle King, a ativista Amanda Nguyen, a produtora Kerianne Flynn, a cientista Aisha Bowe e também a piloto e jornalista Lauren Sánches - conhecida sobretudo como namorada de Bezos.
O lançamento aconteceu, tal como estava previsto às 14:30 (hora de Lisboa), com o foguetão New Shepard a descolar em direção ao Espaço. Quase 3 minutos após a descolagem assistiu-se à separação da cápsula com a tripulação e do propulsor.
Uma vez separados, a cápsula seguiu a caminho da linha de Kármán - a fronteira que separa a Terra do Espaço e o ponto a partir do qual as tripulantes puderam sair por alguns momentos para desfrutar de gravidade zero.
"Meu deus, olhem para a Lua", exclamou alguém a partir da cápsula, já com uma perspetiva privilegiada do Espaço.
Aos 7 minutos da missão foi possível ver o propulsor New Shepard a regressar à Terra e, tal como estava programado, aterrou com sucesso - o que permitirá que possa ser aproveitado para uso em futuras missões.
© YouTube / Blue Origin
Pouco depois da aterragem do New Shepard foi altura de voltar a colocar os olhos no céu, altura em que a cápsula tripulada já estava a regressar à superfície da Terra com os pára-quedas lançados.
O contacto com a superfície da Terra aconteceu pouco depois de 10 minutos do começo da missão, completando assim (com sucesso) aquela que foi a primeira missão espacial 100% feminina.
[Notícia atualizada às 15:27]
Leia Também: Veja (em direto) a missão da Blue Origin que levará Katy Perry ao Espaço