Está eminente a confirmação da quinta força fundamental da natureza por parte de um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, o que confirmaria por fim a existência da matéria escura que tem escapado durante anos a físicos de todo o mundo.
A existência desta matéria pode vir a ser validada depois de analisados mais aprofundadamente dados obtidos em 2015 pela Academia de Ciências da Hungria, que indicavam a existência de uma partícula 30 vezes mais pesada que um eletrão. Ao que tudo indica esta é uma nova partícula e os investigadores acreditam que pode muito bem ser a matéria escura.
“Ao longo de décadas conhecemos quatro forças fundamentais: a gravidade, eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca. Se for confirmado por mais experiência, esta descoberta de uma possível quinta força mudaria por completo a nossa compreensão do universo, com consequência para a unificação de forças e da matéria escura”, pode ler-se no comunicado publicado no site da Universidade da Califórnia pelo professor de física e astronomia Jonathan Feng.