Agora é oficial. A Liberty Media, empresa que detém os direitos da Fórmula 1, informou esta segunda-feira a aquisição do MotoGP.
Em comunicado, publicado no site oficial da competição, é explicado que a Liberty passa a ser a proprietária do MotoGP, mas que os direitos comerciais e televisivos da modalidade vai manter-se sob a tutela da Dorna Sports, que continua a gerir, de forma independente, o futuro do Mundial.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports desde 1994, permanecerá no cargo e continuará a dirigir todos os negócios juntamente com a sua equipa.
"A Liberty Media irá adquirir aproximadamente 86% da Dorna, com a administração da Dorna retendo aproximadamente 14% do seu capital no negócio. A transação reflete um valor empresarial para a Dorna/MotoGP de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros", lê-se no comunicado.
“Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas. Estamos orgulhosos do desporto que desenvolvemos e esta transação é uma prova do valor atual deste desporto e do seu potencial de crescimento. A Liberty Media tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo", afirmou Carmelo Ezpeleta.