Encontrar um veículo usado com historial limpo, sem acidentes graves ou odómetro adulterado pode ser um verdadeiro desafio. A carVertical, empresa de dados no ramo automóvel, ajuda a saber mais sobre o historial de um qualquer veículo e recentemente realizou um estudo para apurar que marcas de automóveis em Portugal têm, tipicamente, historiais limpos e que quais as que costumam ter registos comprometedores.
Neste estudo foram considerados os automóveis com historial limpo aqueles que nunca tiveram acidentes, cuja quilometragem não tivesse sido adulterada, que não tivessem sido utilizado para serviços de táxi, transporte ou aluguer, e que não tivessem sido classificado como sucata.
De acordo com os dados recolhidos pela carVertical, a Toyota destacou-se com um total de 91,5% dos veículos a terem um historial limpo. Seguiu-se a Mazda (79%) e a Citroën (78,9%).
Por outro lado, entre todos os veículos verificados na plataforma da carVertical em Portugal, os modelos da BMW tiveram os piores resultados: apenas 3,9% tinham o historial limpo. Seguiram-se a Porsche (16,1%) e a Jaguar (41%).
"Muitas pessoas sonham em ter um carro de primeira classe, mas nem sempre avaliam bem os riscos envolvidos na compra do mesmo. Como estes veículos são mais caros, é mais provável que os vendedores trapaceiros falsifiquem a quilometragem ou dissimulem defeitos. Por outro lado, não vale a pena correr esse risco com um carro de gama baixa, porque o lucro na venda desses modelos é muito menor", afirma Matas Buzelis, especialista do mercado automóvel e diretor de comunicações da carVertical.
Refira-se que o estudo desta empresa analisou relatórios históricos de veículos reais, adquiridos pelos clientes de janeiro a dezembro de 2024.