Atividades desportivas, leitura de contos infantis, sessões de 'showcooking', oficinas, visitas orientadas ao património e procissões quaresmais são outras das iniciativas que a autarquia do distrito de Aveiro propõe até final de março, numa calendarização que inclui ainda várias ações relacionadas com o Carnaval - como acontece com os concertos da brasileira Alcione, os portugueses Toy e Quim Barreiros e o angolano Anselmo Ralph.
O vereador da Cultura na Câmara de Ovar, Alexandre Rosas, realçou que, no contexto específico do Carnaval, o município procurou reforçar a qualificação dos agentes locais envolvidos na dinamização do Entrudo vareiro, o que este ano irá envolver formação pelo grupo de percussão Monobloco, do Rio de Janeiro.
"Durante uma semana, o Monobloco vai dinamizar uma oficina de percussão com a comunidade carnavalesca de Ovar e isso alargar-se-á a outros carnavais do país, para culminar com um grande espetáculo a 1 de fevereiro", revela o autarca.
Quanto aos espetáculos em sala, as principais apostas da autarquia levarão ao Centro de Arte de Ovar a banda The Gift, com um concerto inspirado no Verão, e o grupo Capitão Fausto, que aí apresentará o seu quarto álbum de originais, "A invenção do dia claro".
O programa trimestral para a Cultura em Ovar prevê ainda palestras com o médico e pintor Levi Guerra e com o fotógrafo Frederico Martins, assim como encenações de 'O Ploc do Pollock' por Bruno Humberto e Rui Almeida Paiva, 'Mãos de sal' pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora, 'A turma de 95' por Raquel Castro e ainda 'A criada Zerlina' por João Botelho, com cenários e figurinos de Pedro Cabrita Reis.
Seguem-se várias exposições sobre temáticas diversas: de ilustração, 'Sophia, a menino da terra e do mar', por Evelina Oliveira; de fotografia, 'A paisagem escondida de Copacabana', por Sérgio Duarte, e retratos por Carlos Relvas (1838-1894); sobre ofícios em vias de extinção, Sacaria 4.7", sobre os primórdios da indústria papeleira local e a produção das antigas embalagens de papel; e sobre educação, a mostra sobre o pedagogo Bernardino Machado.
Os livros 'pop-up', que envolvem ilustrações recortadas que se elevam a três dimensões ao abrir das páginas, motivam, por sua vez, uma exposição comissariada por José Alberto Rodrigues, que orientará também uma oficina com ensinamentos sobre essas e outras construções em papel.
A programação cultural de Ovar até março de 2020 abrange ainda diferentes sessões do movimento 'Shortcutz', que regularmente leva ao Museu Júlio Dinis curtas-metragens, sempre apresentadas pelo respetivo realizador ou por um outro elemento da equipa de produção.