Um autorretrato do artista Vincent van Gogh com mais de 100 anos foi descoberto, ‘camuflado’ atrás de outro quadro.
Em preparação para a exposição ‘A Taste for Impressionism’, na Academia Real Escocesa, em Edimburgo, os especialistas das Galerias Nacionais da Escócia depararam-se, com recurso a um raio-x, com aquilo que aparenta ser um retrato do artista, escondido entre camadas de cartão e cola atrás do quadro ‘Head of a Peasant Woman’, de 1885.
Van Gogh era conhecido por reutilizar telas, trabalhando no lado oposto, de modo a poupar dinheiro.
Segundo a agência PA Media, os especialistas acreditam tratar-se de uma primeira exploração dos seus famosos autorretratos – tendo ainda a sua orelha esquerda visível, que cortou em 1888.
Os visitantes da exposição poderão ver o retrato através de uma caixa de luz, uma vez que ainda se está a equacionar a melhor forma de separar os quadros sem os danificar.
“Que presente tão maravilhoso para a Escócia, um que ficará para sempre ao cuidado das Galerias Nacionais. Estamos muito entusiasmados com esta descoberta”, revelou a curadora Frances Fowle.
Por sua vez, a curadora Lesley Stevenson apontou que a descoberta dá mais pistas sobre aquilo que sabemos quanto à vida do artista.
“Há muito para pensar mas, para nós, é mais uma pequena peça que nos aproxima deste incrível artista”, esclareceu.
Leia Também: Coldplay atuam com crianças ucranianas durante concerto em Berlim