No palco do Grande Auditório do Convento São Francisco, Zeca Baleiro vai tocar músicas do álbum "Canções d'Além-Mar", que lançou em 2021 e onde homenageia compositores e autores portugueses, anunciou hoje a Câmara de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
No palco, o músico brasileiro vai contar com a participação do cantautor português Sérgio Godinho, num concerto que fará parte do programa de inauguração da Casa da Cidadania da Língua, novo projeto que rebatiza a antiga Casa da Escrita, na Alta de Coimbra.
O espetáculo será "um passeio único pela sua discografia", mas com foco em "Canções d'Além-Mar", onde o artista homenageia diferentes nomes da música portuguesa, como Sérgio Godinho, Jorge Palma, Zeca Afonso, Fausto ou António Variações, e que foi merecedor de um Grammy Latino.
O concerto deverá ser "uma ode à música portuguesa, num espetáculo que se espera único", realçou a autarquia.
O músico estará em Coimbra a convite da produtora UAU e da Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA), esta última que passa a ser responsável pela programação da Casa da Cidadania da Língua.
A programação da inauguração da nova casa irá arrancar, no dia 12, às 10:00, com uma sessão solene de atribuição da medalha de ouro da cidade ao presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, de acordo com o convite enviado pelos serviços municipais aos vereadores do município e ao qual a agência Lusa teve acesso.
A inauguração da Casa da Cidadania da Língua está marcada para as 12:00 e, à tarde, está também prevista uma conversa, entre a poetisa brasileira Luiza Romão e a escritora portuguesa Rute Simões Ribeiro.
Segundo o mesmo convite, às 17:00, será também inaugurada uma exposição do pintor e ator Chico Diaz, na Casa da Cidadania da Língua.
Leia Também: Zeca Pagodinho atua em Portugal e promete "bom samba e muita alegria"