Já há resposta à maior pergunta sobre 'Sozinho em Casa': Quão ricos eram?
Afinal, quanto ganhariam os McCallister - uma família numerosa - para viver numa casa tão luxuosa em Chicago e ainda ter dinheiro para uma viagem de Natal a Paris? Já há respostas.
© 20th Century Fox
Cultura Sozinho em Casa
Com o Natal à porta, chega também o clássico 'Sozinho em Casa', o filme que foi lançado há mais de 30 anos e que, anualmente, entra pela nossa casa dentro através da televisão.
O filme, o primeiro da sequela, foi lançado em 1990 e conta a história da família norte-americana McCallister que, acidentalmente, se esquece em casa do filho de oito anos, Kevin, interpretado por Macaulay Culkin, antes de rumarem a umas férias em Paris.
Contudo, que profissões teriam os McCallister - uma família numerosa - para viver numa casa tão luxuosa em Chicago e ter dinheiro para uma viagem de Natal familiar a Paris? O New York Times quis saber quão ricos eram e, por isso, procurou ajuda, junto de vários economistas do Federal Reserve Bank (Reserva Federal) de Chicago para responder.
Os economistas estimaram o valor da propriedade em 1990 e analisaram os dados de rendimento da área de Chicago e descobriram que, naquele ano, apenas as famílias com maior rendimento anual (o 1% mais rico) poderiam comprar aquela casa - o que também seria o caso ao dia de hoje.
Note-se que a casa existe e localiza-se na 671 Lincoln Avenue, no subúrbio de Winnetka, em Chicago, um dos bairros mais caros dos Estados Unidos (a fachada é igual ao que se vê no filme, embora o interior tenha sido reproduzido em estúdio).
Os números apontam que Peter McCallister, interpretado por John Heard, e Kate McCallister, Catherine O'Hara, precisariam de ganhar 305.000 dólares anuais [mais de 276.800 euros], naquela altura, para poderem pagar confortavelmente a propriedade (assumindo que não pagaram mais de 30% do rendimento em despesas de habitação). Ou então 665.000 dólares [mais de 603.500 euros], se o valor for ajustado ao ano de 2022.
Em 2022, uma casa similar custaria cerca de 2,4 milhões de dólares [mais de 2,1 milhões de euros], diz o jornal. Para uma família a poder pagar, teria de receber, pelo menos, 730 mil dólares [mais de 661 mil euros] por ano.
Tal como destaca o New York Times, o filme nunca especifica qual a profissão dos McCallisters. Muitas pessoas sugerem que Kate é estilista, uma vez que há vários manequins na casa (alguns até usados por Kevin para afastar os bandidos), e Peter um empresário.
Leia Também: Vai ausentar-se no Natal? Siga estes conselhos e mantenha a casa segura
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com