Para além do cinema, música: O legado que David Lynch deixa em 10 canções

Entre participações com outros músicos e músicas que tocam nas suas obras de cinema, há muita produção que é deixada pelo realizador David Lynch.

Notícia

© Prima Barol/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
17/01/2025 14:14 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Cultura

David Lynch

O realizador norte-americano David Lynch morreu na quinta-feira. Aos 78 anos, Lynch continuava a ser um dos artistas mais influentes - mas não se ficava pelos filmes.

 

Para além de 'pequenos' papéis que fazia nas suas produções, como o de inspetor do FBI em 'Twin Peaks', Lynch era também artista visual e músico.

O legado de Lynch vai então muito além dos filmes, sendo na música que também brilhou e pelo qual é lembrado.

A Associated Press (AP) fez uma lista de músicas das quais é impossível desassociar Lynch, que lhe deixamos abaixo:

'In Heaven' de 'Eraserhead'

Lynch compôs grande parte da banda sono de 'Eraserhead', o seu filme de estreia, em 1978.

'Wicked Game' de Chris Isaak

Aquela que é hoje uma música difícil de não conhecer tornou-se um 'hit' pela mão de 'Wild at Heart', um filme de Lynch em que entram Nicolas Cage e Laura Dern.

O tema de 'Twin Peaks'

Lynch trabalhou primeiro com Angelo Badalamenti em 'Blue Velvet', em 1986, mas a associação entre o par surge quatro anos depois, quando Badalamenti compõe para 'Twin Peaks'.

 O 'sample'

Moby usou uma 'sample' do tema de 'Twin Peaks' no seu single de 1991, 'Go'. Mais tarde, em 2009, Lynch realizou um vídeo musical para 'Shot in the Back of the Head' de Moby.

'Thank You Judge'

Em 2001, Lynch lançou o seu álbum de estreia, 'BlueBOB', um álbum de blues rock e por vezes industrial. A Associated Press recorda o álbum e e em especial a 'Thank You Judge' como algo que "não é para os fracos de coração".

David Lynch e Karen O em 'Pinky’s Dream'

Dez anos depois do seu álbum de estreia, em 2011, Lycnh lança o álbum 'Crazy Clow Time', onde está 'Pinky's Dream'. O álbum conta com a participação de Karen O, vocalista dYeah Yeah Yeahs.

David Lynch e Lykke Li, 'I’m Waiting Here'

David Lynch e Lykke Li produziram 'I'm Waiting Here', que parece ter sido "gravado no local onde o horizonte do pôr do sol atinge uma estrada aberta", descreve e a AP.

'Shadow' de Chromatics

Em 2017, é lançado 'Twin Peaks: O regresso', e logo num dos primeiros episódios ouve-se um novo 'hit': 'Shadow', de Chromatics, uma música que "é inegavelmente perfeita para a série que a banda parece ter sido feita para ela", escreve a AP.

Flying Lotus com 'Fire Is Coming'

Aqui, é a voz de Lynch que se ouve em primeiro lugar. "Um orador e contador de histórias distinto, e uma escolha curiosa para abrir uma faixa de batidas", descreve a agência.

Chrystabell & David Lynch com 'Sublime Eternal Love'

O último álbum de Lynch foi descrito pela jornalista Krysta Fauria como "surrealista" e difícil de encaixar num estilo, já que segundo a jornalista da AP o álbum podia apenas ser definido pelas  "letras austeras e paisagens sonoras ambientais transportadas pelos vocais hipnóticos e reverberados de Chrystabell."

"Agora que se tornou o último álbum de Lynch", lê-se na AP, o disco parece ser como a última faixa do mesmo, 'Sublime Eternal Love': "Uma performance vocal assombrosa e romântica sobre uma produção sintética modulante, o tipo de som há muito associado a Lynch".

Leia Também: Luto. "A pessoa mais autenticamente viva que já conheci"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas