Ciclo de Teatro Universitário na Covilhã com extensões à Guarda e a Gouveia

O 29.º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorre entre 12 e 22 de março, tem pela primeira vez extensões fora da Covilhã, na Guarda e em Gouveia.

Notícia

© iStock

Lusa
19/02/2025 17:56 ‧ há 2 dias por Lusa

Cultura

Teatro

O número de grupos participantes, habitualmente um por noite, é reduzido para três companhias e sete apresentações.

 

Este ano o TeatrUBI - Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior, em parceria com a ASTA (Associação de Teatro e Outras Artes), estreia a sua nova peça, "Ficções do interlúdio", no arranque do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, "o mais antigo do país", referiu o diretor do festival, Rui Pires.

A sessão está marcada para 12 de março no Teatro Municipal da Guarda (TMG), sala que também acolhe, no dia seguinte, a Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela, de Espanha, com o espetáculo "Agamenón, volvin do supermercado e deille unha malleira ao meu fillo".

O grupo espanhol participa há duas décadas no Ciclo de Teatro promovido pelo TeatrUBI.

A outra companhia convidada, Maricastaña -- Aula de Teatro Universitaria de Ourense, também de Espanha, apresenta-se desde a primeira edição do festival de teatro e estará no dia 20 no Teatro Cine de Gouveia, com "Ludovico 2.5".

A mesma sala recebe dia 21 "Ficções do interlúdio" e dia 22 o espetáculo da companhia de Santiago de Compostela.

Na Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde durante as 28 edições anteriores foram apresentados todos os espetáculos, serão apenas exibidas duas sessões, ambas com a mais recente encenação do TeatrUBI e da ASTA, "Ficções do interlúdio", em 18 e 19 de março.

Pela primeira vez a coletividade Oriental de São Martinho acolhe o festival de teatro, por o Teatro Municipal da Covilhã não ter disponibilizado nenhuma data durante o período em que decorre o evento e as alternativas apresentadas fossem apenas no verão, quando as aulas já terminaram e os estudantes que protagonizam a peça já estão de férias, explicou Rui Pires.

O diretor do Ciclo de Teatro Universitário, Rui Pires, disse hoje, na apresentação do cartaz, que criar extensões era uma pretensão já com algum tempo e que, às circunstâncias, se juntou a colaboração dos municípios da Guarda e de Gouveia, no distrito da Guarda, que disponibilizam as suas instalações, meios técnicos e apoio logístico.

"Faz todo o sentido. É uma forma de alargar um pouco o âmbito de atuação do festival e é também uma experiência para os alunos atuarem em outras cidades da região", salientou Rui Pires.

 O orçamento foi reduzido para cerca de dez mil euros, face aos 38 mil do ano passado.

Leia Também: Festival de teatro em Pombal estende-se a todas as freguesias do concelho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas