Fonte oficial do ministério da Cultura do Brasil, contactada pela Lusa, disse que são assinados "três acordos de cooperação" pelas titulares da pasta da Cultura dos dois países - Margareth Menezes, ministra brasileira da Cultura, e Dalila Rodrigues, de Portugal -, que se traduzem em "memorandos de entendimento" entre a Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus, a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e a Biblioteca Nacional de Portugal e, um terceiro, relativo ao Intercâmbio Artístico entre os dois países.
O primeiro estabelece bases de cooperação entre a Museus e Monumentos de Portugal e o Instituto Brasileiro de Museus, acreditando aquelas entidades que "este instrumento será de grande valia para promover um quadro geral e um mecanismo flexível para explorar, desenvolver e aprofundar atividades cooperativas e colaborativas na área de museus e instituições de memória, de modo a promover a pesquisa, a formação de profissionais e o intercâmbio de experiências, conhecimento, boas práticas e exposições de bens culturais".
O segundo memorando de entendimento, que estabelece as bases de cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBNB) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), visa "fortalecer a cooperação em áreas de interesse mútuo, como digitalização de acervos, intercâmbio técnico e promoção da cultura e literatura em língua portuguesa".
"A iniciativa vai contribuir com o fortalecimento das relações institucionais entre as bibliotecas nacionais dos dois países, maior acessibilidade ao património documental e bibliográfico, beneficiando investigadores e o público em geral e ampliação da cooperação internacional no campo da preservação e difusão do conhecimento", adianta o ministério brasileiro.
De acordo com o ministério português da Cultura, o Memorando de Entendimento visa a cooperação entre a FBNB e a BNP em cinco áreas concretas: intercâmbio de informações e experiências, sobre acervos bibliográfico e documental e sobre conhecimentos especializados e técnicos na área da Ciência da Informação; intercâmbio cultural entre especialistas para troca de experiências em diferentes domínios da biblioteconomia, documentação, assim como, a participação em cursos de formação, 'workshops', conferências e visitas científicas; intercâmbio de publicações; cooperação mútua para a realização de exposições, conferências, visitas e publicações conjuntas; e convites à apresentação de propostas para diferentes atividades e eventos.
O terceiro acordo hoje assinado visa o intercâmbio artístico, estabelecendo que se promova "um futuro programa de bolsas junto de fóruns de ação política e cultural de cada um dos seus Estados e de redes internacionais que têm organizações portuguesas e brasileiras como parceiras no domínio da internacionalização".
A ideia é criar um programa de intercambio "que seja ágil, tenha uma operacionalização regular e veicule a troca de experiências técnicas e colaborativas entre especialistas", promovendo assim "a mobilidade, o intercâmbio artístico e a internacionalização por via da atribuição de bolsas de aperfeiçoamento artístico".
Em resposta à agência Lusa, o ministério português da Cultura acrescentou que "O documento prevê a criação de um programa de apoio à circulação de artistas e à atribuição de bolsas de aperfeiçoamento artístico, com a implementação a cargo da DGARTES (Portugal) e da FUNARTE (Brasil)".
Portugal e Brasil realizam hoje a 14.ª cimeira bilateral entre os dois países, em Brasília, com 11 ministros do XXIV Governo Constitucional do executivo PSD/CDS-PP, liderado por Luís Montenegro.
Entre os 11 ministros que acompanham o primeiro-ministro na viagem oficial ao Brasil está a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Esta é a segunda Cimeira Luso-Brasileira do atual mandato de Lula da Silva como Presidente do Brasil e a primeira de Luís Montenegro, cujo Governo tomou posse a 02 de abril do ano passado.
A comitiva do Governo português chegou a Brasília na terça-feira e o primeiro-ministro acompanhou os dois últimos pontos da visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Brasil, que hoje regressa a Lisboa.
O programa da ministra da Cultura inclui também a participação nos II Diálogos Luso-Brasileiros, que acontecem na quinta-feira no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Nessa ocasião, Dalila Rodrigues irá debater políticas públicas com a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.
[Notícia atualizada às 21h52]
Leia Também: Governos de Portugal e Brasil assinam 19 acordos bilaterais em Brasília