PCP propõe aumento de 925 mil euros do orçamento da DGArtes

O PCP apresentou hoje uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para 2017 com vista a um reforço de 925 mil euros do orçamento da Direção-Geral das Artes, para duplicação de estruturas artísticas apoiadas.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/11/2016 23:15 ‧ 18/11/2016 por Lusa

Cultura

Orçamento

De acordo com a proposta de alteração, publicada hoje no site da Assembleia da República, o PCP defende um reforço de 925 mil euros, que ficam afetos ao Fundo de Fomento Cultural, "de forma a duplicar o número de candidaturas a apoiar e aumentar o montante do apoio".

"A proposta de Orçamento do Estado para 2017 propõe um reforço de 1,520 milhões de euros nos projetos da DGArtes, o que é positivo, mas ainda assim insuficiente", sublinha o PCP.

Com a proposta de reforço de 925 mil euros, o orçamento para "abranger e apoiar progressivamente mais candidaturas" de estruturas artísticas e culturais" passaria então para 2,445 milhões de euros.

No site da Assembleia da República surge ainda outra proposta de alteração que o PCP já tinha anunciado na semana passada e que diz respeito à "intervenção de urgência na Fortaleza de Peniche".

O partido propõe um reforço de 1,3 milhões de euros do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural precisamente para "se iniciar a reabilitação dos imóveis integrantes da fortaleza, "no âmbito de um plano global que seja assegurado pelo Estado".

No passado dia 10, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, anunciou a retirada do Forte de Peniche da lista de monumentos históricos que deverão ser concessionados a privados, no âmbito do plano Revive.

O PCP tinha-se manifestado contra a intenção do Governo de concessionar os 30 edifícios históricos ao setor privado, particularmente o Forte de Peniche, uma das prisões usadas para fins políticos, durante a ditadura, pelo simbolismo que encerra.

O OE2017 já foi aprovado na generalidade por PS, BE, PCP e PEV, com a abstenção do PAN e os votos contra de PSD e CDS-PP. As propostas de alteração na especialidade tinham de ser apresentadas até às 21:00 horas de hoje.

A discussão em plenário e votações na especialidade das eventuais alterações vão decorrer nos dias 24, 25 e 28, antes da sessão magna de encerramento e votação final global, prevista para 29 de novembro.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas