'Próximo Futuro' abre hoje com fotografia e literatura

O Programa Próximo Futuro da Fundação Gulbenkian vai inaugurar hoje, em Lisboa, duas exposições de fotografia com cerca de 500 imagens que revelam o olhar de meia centena de fotógrafos sobre a situação atual do continente.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/06/2013 11:21 ‧ 21/06/2013 por Lusa

Cultura

Gulbenkian

A exposição mais extensa, com 350 fotografias, é a 9ª edição dos Encontros de Fotografia de Bamako, realizada no Mali em 2011, e a outra mostra foi criada propositadamente para o programa Próximo Futuro com a participação de 14 artistas da África do Sul, Moçambique, Angola, Zimbabué, Congo, e Madagáscar.

A exposição da bienal do Mali e a exposição "Present Tense" vão ser inauguradas às 22:00 no edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, ficando patentes até 01 de setembro.

O programa vai ainda apresentar artes cénicas, música, cinema e literatura contemporâneos, dos 14 países da África Austral, também no Teatro Municipal de São Luiz e o Teatro do Bairro, com espetáculos de música, dança, teatro, um ciclo de cinema, debates e conferências.

Hoje realiza-se ainda uma Festa da Literatura e do Pensamento do Sul da África com a participação de curadores, académicos, escritores portugueses e africanos, como Teolinda Gersão (Portugal), Ondjaki (Angola), Binyavanca Wainaina (Quénia), Joan Legalamitlwa (África do Sul), TJ Dema (Botswana), entre outros.

No cinema, serão apresentados cerca de duas dezenas de filmes, entre os quais "Kadjike", a nova longa-metragem do realizador Sana Na N´Hada, da Guiné-Bissau, em estreia mundial.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas