Álvaro Sobrinho pede demissão da direção do Sporting

O empresário Álvaro Sobrinho pediu hoje a demissão da direção da SAD do Sporting, frisando que a Holdimo, detentora de 30% das ações da sociedade, perdeu a confiança no elenco liderado por Bruno de Carvalho.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/05/2018 17:46 ‧ 17/05/2018 por Lusa

Desporto

Declarações

"A direção da Sporting SAD não merece a confiança do segundo maior acionista e deve apresentar a demissão", disse Álvaro Sobrinho, em declarações ao Jornal Económico.

O empresário angolano acrescentou que "as empresas têm de ser geridas profissionalmente e não por emoção" e acusou Bruno de Carvalho de causar "imensos problemas e danos reputacionais" à SAD que gere o futebol profissional do Sporting.

As ações do Sporting caíram hoje mais de 17%, para 63 cêntimos, depois dos acontecimentos dos últimos dias: as agressões a jogadores e equipa técnica em plena Academia Sporting, em Alcochete, e a investigação sobre viciação de resultados que levou à detenção de André Geraldes, diretor para o futebol do clube.

"Era estúpido um acionista gostar desta situação", disse Sobrinho ao Jornal Económico, acrescentando que a Holdimo está "imensamente preocupada" e "vai fazer absolutamente tudo para preservar os seus principais ativos, que são os jogadores".

Sobrinho garantiu que a Holdimo "tudo fará para manter a estabilidade da SAD", onde "há um problema na gestão da sociedade, nos órgãos da direção, no presidente e nos seus membros executivos".

A polémica que envolve o Sporting agravou-se nos últimos dias, depois da derrota da equipa de futebol no domingo, no último jogo da I Liga de futebol, frente ao Marítimo, que fez o clube de Alvalade perder o segundo lugar para o Benfica.

Na terça-feira, antes do primeiro treino para a final da Taça de Portugal, que vai disputar com o Desportivo das Aves, a equipa de futebol foi atacada na Academia Sporting, em Alcochete, por um grupo de cerca de 50 alegados adeptos encapuzados, que agrediram técnicos e jogadores.

A GNR deteve 23 dos atacantes e as reações de condenação do ataque foram generalizadas e abrangeram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

Face às críticas, Bruno de Carvalho negou hoje, em comunicado enviado à Lusa, qualquer responsabilidade pelo ataque na academia, rejeitou demitir-se da presidência do Sporting e anunciou que vai processar Ferro Rodrigues, bem como comentadores e jornalistas por o terem "difamado e caluniado" após os atos de violência em Alcochete.

Entretanto, a Mesa da Assembleia-Geral demitiu-se em bloco, vários membros do Conselho Fiscal e Disciplinar renunciaram aos cargos e parte do Conselho Diretivo também renunciou.

Paralelamente, a Polícia Judiciária deteve quatro pessoas ligadas ao Sporting na quarta-feira, incluindo o diretor desportivo do futebol, André Geraldes, na sequência de denúncias de alegada corrupção em jogos de andebol e de futebol.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

José Mourinho

José Mourinho envia 'mensagem' a Roy Keane em momento especial

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Lamborghini

Configurámos um Lamborghini Temerario e este foi o resultado final

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas