Canto do galo abafou o rugido do leão em Barcelos
Sporting saiu derrotado da visita ao terreno do Gil Vicente, em partida da 12.ª jornada da Liga NOS.
© Global Imagens
Desporto I Liga
Poucos dias depois de ter realizado uma das melhores exibições da temporada, com a goleada (4-0) aplicada ao PSV a meio da semana, o Sporting desiludiu na noite deste domingo, ao perder, por 3-1, na visita ao reduto do Gil Vicente.
Neste encontro referente à 12.ª jornada da I Liga, o emblema gilista abriu o ativo logo aos 18 minutos de jogo. Tiago Ilori cometeu um erro inacreditável em zona proibida, deixou a bola à mercê de Sandro Lima e o brasileiro, já no interior da área verde e branca, ofereceu-a a Bozhidar Kraev, que só teve de encostar para bater Luís Maximiano e deixar a sua equipa na frente do marcador.
Os leões demonstraram dificuldades inesperadas na hora de reagir ao golo e, nos minutos que se seguiram ao tento do conjunto local, a equipa de Jorge Silas não foi capaz de criar ocasiões de golo junto da baliza à guarda de Denis.
Ainda assim, o Sporting chegou ao empate ainda antes do intervalo. Bruno Fernandes 'abriu o livro' e fez uso da sua fantástica visão de jogo para realizar um passe 'de morte' para os pés de Wendel. O brasileiro recebeu o esférico, dentro da área do Gil Vicente e atirou a contar, restabelecendo a igualdade no marcador, já no tempo de compensação da primeira parte.
No segundo tempo, quando se esperava que o emblema lisboeta fosse em busca da reviravolta, acabaram por ser os gilistas a chegarem novamente ao golo. Marcos Acuna parou Yves Baraye em falta na área leonina e o árbitro Hugo Miguel assinou a grande penalidade, que Sandro Lima converteu com sucesso para voltar a colocar o Gil Vicente em vantagem - estavam decorridos 55 minutos de jogo.
Até final, tempo ainda para Zakaria Naidji fazer o gosto ao pé, aos 90+10', numa jogada rápida de contra-ataque do emblema de Barcelos. Isto já depois de se ter assistido a uma das jogadas mais confusas do encontro, na qual Hugo Miguel, depois de recorrer ao vídeo-árbitro, expulsou Idrissa Doumbia e voltou atrás na decisão, deixando o médio leonino permanecer em campo.
Com esta derrota, o Sporting mantém-se na quarta posição da Liga NOS, com os mesmos 20 pontos que registava à entrada para esta jornada. Os leões falharam, assim, a aproximação ao Famalicão, terceiro colocado com 24 pontos, que havia sido derrotado na visita ao Portimonense, no sábado.
O Gil Vicente, por seu lado, passou a somar 16 pontos e subiu à sétima posição da tabela classificativa do campeonato português.
Acompanhamento:
90+10' - Final da partida no Estádio Cidade de Barcelos! O Gil Vicente bateu o Sporting por 3-1.
90+9' - Golo do Gil Vicente! Jogada de contra-ataque e Naidji faz o 3-1 para a equipa da casa.
90+7' - Remate de fora da área de Mathieu, sem direção - passou o perigo.
90+'5 - Hugo Miguel volta atrás na decisão e 'tira' o segundo amarelo a Doumbia, que segue em campo.
90+3' - Doumbia vê o segundo amarelo, e o consequente cartão vermelho, pela falta sobre Lourency. Não foi assinalada grande penalidade porque foi assinalado um fora de jogo no início da jogada - a jogada teve de ser revista pelo VAR.
90' - Árbitro Hugo Miguel concede 5 minutos de tempo de compensação na segunda parte.
90' - Lourency levou uma cotovelada de Doumbia na área do Sporting e ficou a sangrar do nariz - está agora a receber assistência médica.
86' - Gil Vicente também esgotou as alterações: João Afonso rendeu Baraye.
84' - Sporting esgotou as substituições: entrou Eduardo Henrique para o lugar de Ilori.
80' - Cartão amarelo para Claude Gonçalves, por falta sobre Bruno Fernandes.
76' - Segunda substituição no Sporting: Rafael Camacho rendeu Jesé.
73' - Nova alteração no Gil Vicente: Saiu o lesionado Sandro Lima e entrou Naidji.
71' - Equipa médica do Gil Vicente assiste Baraye e Sandro Lima - a dupla gilista está deitada no relvado, em dificuldades.
68' - Primeira alteração na equipa do Sporting: saiu Wendel e entrou Bolasie.
63' - Tal como havia ocorrido na primeira parte, os leões não conseguem reagir ao golo do Gil Vicente e seguem sem criar oportunidades neste segundo tempo.
Veja o segundo golo do Gil Vicente neste encontro
58' - Cartão amarelo para Lourency, por falta sobre Rosier.
55' - Golo do Gil Vicente! Sandro Lima converteu com sucesso a grande penalidade e voltou a colocar a equipa da casa na frente. 2-1.
53' - Penálti para o Gil Vicente! Acuna parou Baraye em falta na área leonina e Hugo Miguel apontou para a marca dos onze metros.
46' - Gil Vicente realizou substituição ao intervalo: saiu Arthur Henrique para entrar Lourency.
46' - Recomeça a partida no Estádio Cidade de Barcelos. Desta vez, saiu a jogar a equipa do Gil Vicente.
Foi com este golo que o Sporting restabeleceu a igualdade na partida
45+5' - Hugo Miguel apita para o final da primeira parte, com Gil Vicente e Sporting a chegarem ao intervalo empatados (1-1).
45+4' - Golo do Sporting e está reposta a igualdade no marcador (1-1). Bruno Fernandes fez um passe de génio e Wendel, já na área do Gil Vicente, atirou a contar para restabelecer a igualdade.
45+2'- Jesé tinha tudo para marcar, após passe fantástico de Bruno Fernandes, mas Denis evitou o golo com uma grande defesa.
45' - Vão jogar-se mais 4 minutos nesta primeira parte.
43' - Wendel fica com a bola após um ressalto fortuito e, já dentro da área contrária, disparou, mas a bola foi às malhas laterais. Foi a melhor oportunidade do Sporting nesta partida até ao momento.
41' - Valeu Mathieu! Sandro Lima assistiu Kraev em zona privilegiada, mas o defesa francês do Sporting cortou a bola e afastou o perigo.
35' - O Sporting até estava por cima, mas, desde que sofreu o golo, tem sentido ainda mais dificuldades em aproximar-se da baliza do Gil Vicente.
31' - Kraev viu o cartão amarelo, ele que tentou simular uma falta, mas não foi capaz de enganar o árbitro Hugo Miguel.
29' - Claude Gonçalves também teve de receber assistência médica, após lance com Jesé, mas já está de volta ao relvado e em condições de seguir em jogo.
Confira o golo com o qual o Gil Vicente inaugurou o marcador desta partida
27' - Nova ocasião para o Gil Vicente. O remate de Baraye, contudo, saiu muito ao lado.
26' - Remate forte de Sandro Lima, de muito longe, com a bola a sair por cima da baliza do Sporting.
24' - Doumbia viu o cartão amarelo, na sequência de uma falta dura cometida sobre Soares.
21' - A equipa de arbitragem ainda recorreu ao VAR para analisar o lance do golo, devido à posição duvidosa de Kraev, mas o tento do búlgaro foi mesmo validado.
18' - Golo do Gil Vicente! Marcou Kraev, que, com todo o espaço do mundo em plena área do Sporting, depois de passe de Sandro Lima, só teve de encostar. 1-0 para a equipa da casa.
16' - Cartão amarelo para Fernando Fonseca, que impediu Acuna de cobrar um livre indireto, colocando-se à frente da bola.
14' - Fernando Fonseca recebeu assistência médica, após lance dividido com Luiz Phellype. O jogador do Gil Vicente já regressou ao relvado e aparenta estar em condições de continuar em jogo.
12' - Sporting cresce no jogo, mantendo a bola em seu poder e jogando no meio-campo do Gil Vicente, mas continua sem criar ocasiões junto à baliza de Denis.
8' - Início de jogo equilibrado, com as duas equipas a tentarem reclamar a iniciativa ofensiva e aproximarem-se da baliza contrária.
3' - Remate acrobático de Sandro Lima, para a defesa fácil de Maximiano.
2' - Sporting ficou a pedir penálti, depois de um lance divido entre Jesé e Henrique Gomes na área gilista, mas o árbitro Hugo Miguel mandou seguir.
1' - Arranca a partida no Estádio Cidade de Barcelos. Saiu a jogar a equipa do Sporting.
Onzes
Gil Vicente: Denis; Fernando Fonseca, Rúben Fernandes, Ygor Nogueira, Henrique Gomes; Soares, Kraev, Claude Gonçalves, Arthur Henrique; Baraye, Sandro Lima.
Sporting: Maximiano; Rosier, Ilori, Mathieu, Acuna; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Vietto, Jesé, Luiz Phellype.
Antevisão
Gil Vicente e Sporting defrontam-se na noite deste domingo pela 12.ª jornada da Liga NOS, numa partida que marcará o regresso de ambas as equipas ao campeonato nacional, após a paragem para os compromissos das seleções.
Tanto o emblema de Barcelos como os leões vêm motivados pelos respetivos triunfos na última ronda, chegando a este encontro separados por sete pontos: os gilistas registam 13 pontos e ocupam o 12º posto da tabela classificativa, ao passo que os verde e brancos têm 20 e estão na quarta posição.
Em caso de vitória, o Gil Vicente aproximar-se-á dos lugares de acesso às competições europeias da próxima temporada, nesta que é a primeira época do clube desde o regresso ao principal escalão do futebol português.
O Sporting, por seu lado, pretenderá aproveitar a derrota (2-1) do Famalicão aos pés do Portimonense para se aproximar do pódio - o emblema lisboeta pode ficar a um só ponto dos famalicenses, a grande sensação deste campeonato.
No Estádio Cidade de Barcelos, a bola vai começar a rolar às 20h00. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, ao detalhe, as principais incidências deste Gil Vicente-Sporting, em direto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com